Ícone do site Blog do Edivaldo – Informações e Notícias sobre Linux

Firefox terá recurso de isolamento como Site Isolation do Google Chrome

A Mozilla informou que o Firefox terá recurso de isolamento como Site Isolation do Google Chrome. Confira os detalhes dessa novidade.


O Site Isolation do Google Chrome estava disponível como um recurso experimental na versão 64, que era a versão mais recente no momento em que as falhas do Meltdown e do Specter foram descobertas.
Firefox terá recurso de isolamento como Site Isolation do Google Chrome

No entanto, esta abordagem provou ser eficaz, uma vez que isolou tecnicamente todos os sites e criou um processo dedicado para cada um, evitando qualquer possível vazamento que poderia ter ocorrido.

A Mozilla está atualmente trabalhando em um novo recurso de segurança para o Firefox que ajudaria o navegador a lidar com ataques especulativos de canal lateral como o Meltdown e o Specter.

Descobertas em janeiro de 2018, essas vulnerabilidades provocaram uma reação instantânea de empresas de software e hardware em todo o mundo, com a Mozilla enviando seu próprio conjunto de atualizações para garantir que os usuários estivessem protegidos.

Mas, ao mesmo tempo, a empresa diz que a tecnologia de navegação existente pode ser melhorada não apenas para bloquear ataques conhecidos, mas também para evitar tentativas semelhantes no futuro. E esta é uma área em que a Mozilla está focada atualmente.

Firefox terá recurso de isolamento como Site Isolation do Google Chrome

Um novo esforço conhecido como Project Fission deve fornecer aos usuários do Firefox uma versão aprimorada do recurso Site Isolation do Google Chrome, que pode ajudar o navegador a bloquear ataques especulativos de canal lateral quando eles ocorrerem.

No primeiro boletim informativo da equipe de Fissão, a Mozilla fornece uma descrição técnica de seus esforços nesse sentido, revelando que o trabalho começou há um ano.

O documento diz o seguinte:

“Nosso objetivo é criar um navegador que não seja apenas seguro contra vulnerabilidades de segurança conhecidas, mas também tenha camadas de defesa interna contra possíveis vulnerabilidades futuras.”

“Para conseguir isso, precisamos renovar a arquitetura do Firefox e oferecer suporte total ao Site Isolation. Chamamos esse próximo passo na evolução do modelo de processo ‘Project Fission’ do Firefox. Enquanto a Electrolysis divide nosso navegador em Content e Chrome, com o Fission, ‘dividiremos o átomo’, dividindo iframes entre sites em diferentes processos que o frame pai.”

A equipe do Project Fission diz que a primeira etapa já foi finalizada e que a base inicial da infraestrutura está completa, então o próximo alvo é o primeiro marco de desembarque no final deste mês.

O que está sendo falado no blog

Sair da versão mobile