A mais recentes mudanças feitas pela Mozilla já estão acontecendo e o próximo passo é… o Firefox vai encerrar o Lockwise em dezembro.
Alguns anos atrás, a Mozilla mudou o logotipo em seu navegador. O antigo estava bom, mas o novo era mais moderno e, além disso, aproveitaram para tirar outros quatro logotipos: Firefox seria a marca, e o logotipo era como um círculo que parecia e deixava de se parecer com o antigo logotipo do navegador; com a mesma marca que apresentavam Send, Monitor, Lockwise e o navegador seria o Firefox Browser.
O primeiro a cair dos quatro foi o Firefox Send, e logo o gerenciador de senhas irá acompanhá-lo.
Firefox vai encerrar o Lockwise em dezembro
Porque é isso que lockwise é hoje. O problema? Bem, na minha opinião pessoal e intransferível, acho que não faz muito sentido tirar um gerenciador de senhas separado se você não vai conseguir uma extensão para que possamos usá-la em qualquer outro navegador.
Se o Lockwise só pode ser usado no Firefox, então eu acho que é lógico o passo que eles vão dar em meados de dezembro: senhas ainda estarão disponíveis no navegador, mas não mais em aplicativos móveis.
“O aplicativo Firefox Lockwise não será mais atualizado e suportado pela Mozilla e não estará disponível nas lojas App Store e Google Play. Após essa data, os usuários atuais do Lockwise ainda poderão acessar suas senhas salvas e gerenciamento de senhas no desktop Firefox e navegadores mobile.”
Agora e até que eles fechem, lockwise também está disponível como um aplicativo para iOS e Android.
A partir de 13 de dezembro, se quisermos verificar nossas senhas em um dispositivo móvel Apple ou Android, teremos que fazê-lo a partir do navegador web.
Simplesmente, o Lockwise será absorvido pelo navegador, mas as senhas da versão desktop estarão onde sempre estiveram.
Se você tem uma conta do Firefox, provavelmente já recebeu um e-mail informando suas alterações. O que eles não mencionaram ou encontraram no blog da Mozilla é o que vai acontecer com o Monitor.
É provável que ele continue a funcionar como antes, ou seja, o navegador nos avisará quando a Mozilla souber que uma de nossas senhas foi comprometida por um ataque a um serviço web no qual estamos registrados.
A única certeza é que a Mozilla já descontinuou dois dos quatro serviços que coexistiam sob a marca Firefox. Se essas são etapas para voltar para uma corrida, bem-vindo.