Framework anunciou um laptop modular de 16 polegadas

Para atender os usuários com necessidade de uma tela maior e gráficos discretos, a Framework anunciou um laptop modular de 16 polegadas.

A Framework vende laptops modulares, reparáveis e atualizáveis com telas de 13,5 polegadas desde 2021.

Mas, embora você possa substituir a placa-mãe, a bateria e a maioria dos outros componentes, há algumas coisas que são difíceis de fazer sem a introdução de um novo chassi: como adicionando uma tela maior ou suporte para gráficos discretos. Estou falando do Framework Laptop 16.

Framework anunciou um laptop modular de 16 polegadas

Framework anunciou um laptop modular de 16 polegadas
Framework anunciou um laptop modular de 16 polegadas

Esperado para pré-encomenda neste outono (março a junho) e começará a ser enviado ainda este ano, o laptop tem uma tela maior, um novo sistema de expansão que permite gráficos discretos substituíveis pelo usuário e uma seção de entrada modular que permite decidir se deseja um teclado numérico ou não, entre outras coisas.

A Framework diz que o novo laptop de 16 polegadas tem um chassi de metal fino e um sistema de porta modular com 6 conectores USB4 que você pode usar para adicionar USB, HDMI, DisplayPort, Ethernet ou conectores de áudio, entre outras coisas (também há suporte para módulos SSD que permite expandir seu armazenamento sem abrir o chassi).

São dois módulos a mais do que o Framework Laptop de 13,5 polegadas suporta… embora o modelo menor tenha um conector de áudio integrado de 3,5 mm que está ausente no Framework Laptop 16.

Em vez disso, o Framework introduziu um novo módulo de áudio que permite colocar o fone de ouvido jack em qualquer lugar que você quiser (ou deixe-o de fora se você não precisar dele … ou adicione até 6 jacks de fone de ouvido se você quiser um monte deles por algum motivo).

Um dos novos recursos mais empolgantes é um Expansion Bay atualizado que permite conectar um módulo gráfico discreto que fica pendurado na parte traseira do laptop.

Este será um recurso opcional, permitindo que as pessoas que estão satisfeitas com os gráficos integrados continuem com isso, enquanto as pessoas que desejam mais potência da GPU poderão optar por um modelo eGPU removível.

Como a GPU se conecta à parte traseira do laptop, a Framework diz que será possível criar módulos em uma variedade de formas e tamanhos (incluindo largura e profundidade), o que dá à empresa flexibilidade para se adaptar aos requisitos de GPU da próxima geração no futuro .

Portanto, se esses módulos forem populares o suficiente para o Framework continuar produzindo novos módulos, você poderá comprar um laptop este ano com os gráficos discretos mais recentes disponíveis na época e atualizar para uma GPU ainda mais poderosa em alguns anos.

E mesmo que a Framework feche as portas ou pare de oferecer complementos de GPU, a empresa abre as especificações para seus designs de módulo, o que significa que hackers de hardware ambiciosos podem criar seus próprios módulos de atualização de GPU.

Framework anunciou um laptop modular de 16 polegadas
Framework anunciou um laptop modular de 16 polegadas

A Framework diz que seus módulos gráficos discretos também poderão ser usados independentemente do Framework Laptop, permitindo que você compre um sistema de expansão de GPU e conecte-o a outros laptops ou computadores de mesa para uso como uma eGPU.

E a empresa diz que a interface PCIe x8 que permite gráficos discretos também pode ser usada para outros módulos de expansão de alta velocidade.

Por exemplo, a empresa desenvolveu uma interface SSD M.2 dupla que pode ser usada para adicionar até 16 TB de armazenamento adicional ao Framework Laptop 16. Outras aplicações possíveis incluem aceleradores AI, dispositivos de captura de vídeo, baterias ou leitores de cartão.

Outro novo recurso interessante para o modelo de 16 polegadas? Uma seção de entrada personalizável.

Quer um teclado com um teclado numérico no lado direito? Você pode comprar o teclado padrão mais um teclado numérico opcional e configurá-lo como um layout de teclado tradicional de notebook de 16 polegadas.

Não gosta de teclados numéricos? Sem problemas. Basta pagar por um sistema com teclado e deslizá-lo para o centro.

Este sistema modular também permite colocar um teclado numérico no lado esquerdo. E é teoricamente possível inserir outros dispositivos de entrada na área do teclado, como trackpads ou telas sensíveis ao toque.

Framework anunciou um laptop modular de 16 polegadas
Framework anunciou um laptop modular de 16 polegadas

Framework diz que haverá uma variedade de módulos de entrada em tamanhos pequenos, médios e grandes. Módulos grandes incluirão coisas como o teclado, enquanto os teclados numéricos se enquadram na categoria média.

Pequenos módulos podem incluir coisas como painéis de cores personalizados ou módulos funcionais como um controle deslizante háptico ou matriz de LED: não está claro quantos desses módulos serão feitos pelo próprio Framework, mas, novamente, os designs são de código aberto para quem deseja construir painéis personalizados.

Quanto aos próprios teclados, a Framework planeja oferecer várias opções, incluindo teclados retroiluminados de cor única com uma variedade de layouts de idiomas e opções retroiluminadas RGB.

A empresa diz que muitos de seus módulos de entrada são alimentados por um microcontrolador Raspberry Pi RP2040, e a Framework está lançando o código-fonte do firmware (baseado em QMK) que alimenta esses módulos, o que deve ajudar os fabricantes que desejam projetar suas próprias entradas.

A Framework ainda não anunciou detalhes de preços para o laptop de 16 polegadas ou seus módulos de expansão, mas devemos saber mais nos próximos meses.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

1 comentário em “Como converter imagens para vídeo no Linux”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.