FreeBSD 14 lançado com suporte a até 1.024 núcleos de CPU, e mais

A equipe do FreeBSD anunciou o lançamento do FreeBSD 14 com suporte a até 1.024 núcleos de CPU, e mais. Confira as novidades e veja onde baixar.

O FreeBSD é um sistema operacional UNIX para as plataformas i386, amd64, IA-64, arm, MIPS, powerpc, ppc64, PC-98 e UltraSPARC com base no lançamento U.C. Berkeley’s “4.4BSD-Lite”, com alguns aprimoramentos do “4.4BSD-Lite2”.

O sistema também se baseia indiretamente no porte de U.C da William Jolitz. U.C. Berkeley’s “Net/2” to the i386, para o i386, conhecido como “386BSD”, embora muito pouco do código 386BSD permaneça atualmente nele.

O FreeBSD é usado por empresas, provedores de serviços de Internet, pesquisadores, profissionais de informática, estudantes e usuários domésticos em todo o mundo em seus trabalhos, educação e recreação.

O sistema vem com mais de 20.000 pacotes (software pré-compilado que é empacotado para fácil instalação), cobrindo uma ampla gama de áreas: de software de servidor, bancos de dados e servidores web, software de desktop, jogos, navegadores e software de negócios.

Agora, a equipe do FreeBSD anunciou a disponibilidade do FreeBSD 14.

Novidades do FreeBSD 14

FreeBSD 14 lançado com suporte a até 1.024 núcleos de CPU, e mais
FreeBSD 14 lançado com suporte a até 1.024 núcleos de CPU, e mais

Após alguns pequenos atrasos no lançamento, o FreeBSD 14.0-RELEASE está agora oficialmente disponível.

Vale destacar que o FreeBSD 14 é a última série deste projeto de sistema operacional com suporte a sistemas de 32 bits.

O FreeBSD 15 abandonará o suporte para plataformas de hardware de 32 bits, embora os sistemas FreeBSD 15 de 64 bits manterão o suporte para execução de binários de 32 bits. Espera-se que essa compatibilidade binária de 32 bits seja suportada pelo menos através do FreeBSD 16.

O FreeBSD 14 também adiciona um novo utilitário “fwget” para buscar pacotes de firmware. O utilitário fwget inicialmente pode obter firmware para GPUs Intel e AMD.

O FreeBSD 14 substitui o sendmail pelo dma, o OpenZFS 2.2 fornece o mais recente suporte ao sistema de arquivos ZFS, o Kinst como um novo provedor DTrace, o makefs adiciona suporte ao ZFS, o boottrace é uma nova interface para capturar eventos de rastreamento durante os processos de inicialização e desligamento do sistema, o descarregamento TLS do kernel, manipulação do descarregamento do lado de recebimento do TLS 1.3, suporte inicial para WiFi 6 em WPA, sh agora é o shell padrão para o usuário root e um conjunto de ferramentas LLVM atualizado.

O FreeBSD 14 em ARM64 e AMD64 agora suporta até 1024 núcleos de CPU, acima do limite atual de 256 núcleos.

O FreeBSD 14 também deve reiniciar mais rápido, o suporte à placa de som ISA foi removido e há um novo driver Intel QAT com mais recursos e suporte do que o driver FreeBSD QAT anterior para tecnologia QuickAssist.

A Netflix também patrocinou a remoção de muitos outros drivers antigos do FreeBSD.

O FreeBSD 14.0-RELEASE é um grande passo em frente para colocar este sistema operacional BSD em execução no hardware mais recente e fazer outras melhorias à medida que nos aproximamos de 2024.

Para saber mais sobre essa versão, acesse a nota de lançamento.

Baixe e experimente o FreeBSD 14

A imagem ISO do FreeBSD 14 já pode ser baixada acessando a página de download do sistema.

O FreeBSD está disponível para as arquiteturas amd64, i386, powerpc, powerpc64, sparc64, armv6, armv7 e aarch64.

Verifique se a imagem ISO está corrompida

Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida

Como gravar uma imagem ISO no Linux

Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:

Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.