Driver NVK da Collabora está em conformidade com Vulkan 1.0

Recentemente, Jason Ekstrand, da Collabora, anunciou que o Driver NVK da Collabora está em conformidade com Vulkan 1.0.

A Collabora é uma empresa privada global com sede em Cambridge, Reino Unido, com escritórios em Cambridge e Montreal. Ela fornece consultoria, treinamento e produtos de código aberto para empresas.

Agora, a Collabora anunciou que seu driver gráfico NVK de código aberto no Mesa agora está oficialmente em conformidade com a API gráfica Vulkan 1.0 em hardware NVIDIA Turing.

Driver NVK da Collabora está em conformidade com Vulkan 1.0

Driver NVK da Collabora está em conformidade com Vulkan 1.0
Driver NVK da Collabora está em conformidade com Vulkan 1.0

A Collabora diz que o NVK ganhando conformidade oficial com Vulkan é a primeira vez que qualquer driver gráfico Nouveau obtém o selo de conformidade Khronos em qualquer API.

Para o Collabora, isso significa que agora eles podem passar em todo o conjunto de testes de conformidade Vulkan em relação ao NVK.

Para o resto do mundo, este é um grande passo para jogos Linux usando o driver NVK Vulkan no Mesa, pois agora ele atende aos requisitos exigidos para reivindicar suporte oficial à API gráfica Vulkan.

Por enquanto, isso é compatível apenas com placas gráficas NVIDIA Turing ou posteriores.

Em uma postagem no blog, Faith Ekstrand disse que:

“Há algumas implicações legais nisso que são importantes para o projeto Mesa, mas a maioria dos usuários não se importa com elas. Do ponto de vista dos usuários, isso significa que o driver deve funcionar praticamente em Turing e em GPUs posteriores. Ainda haverá bugs, é claro, mas é provável que esses bugs sejam específicos do aplicativo. A maioria das coisas deveria funcionar.”

Collabora também fundiu um novo compilador back-end para NVK na pilha gráfica Mesa, que é necessária para conformidade com Vulkan 1.0 porque o compilador antigo teve alguns problemas com vários testes.

Por enquanto, o NVK ainda não possui a maioria dos recursos da API Vulkan, mas o desenvolvedor do Collabora, Faith Ekstrand, está confiante de que o suporte ao Vulkan 1.3 será habilitado no próximo ano, junto com o suporte ao hardware Maxwell no novo compilador back-end.

“Assim que o novo compilador estiver um pouco mais completo em recursos, espero começar a me aprofundar nos aplicativos, trabalhando na correção de bugs específicos do aplicativo, bem como em melhorias de desempenho”, acrescentou Ekstrand.

Com isso em mente, parece que os jogos Linux em hardware NVIDIA estão recebendo um novo driver Vulkan poderoso no NVK, que não apenas é totalmente de código aberto, mas também esperamos estar pronto para adoção em massa até o final de 2024.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.