FreeDOS 1.3 lançado com o novo Kernel 2043 e atualizações

E foi lançado o FreeDOS 1.3 com o novo Kernel 2043 e atualizações. Confira as novidades dessa atualização e veja onde baixar o sistema.

O FreeDOS é um sistema operacional para a arquitetura x86 que procura dar compatibilidade com os programas dos já conhecidos sistemas operacionais compatíveis com DOS.

Esse sistema possui licença open-source podendo ser copiado, utilizado e modificado livremente.

Segundo a descrição do site do sistema:

“FreeDOS é um software de código aberto! Não custa nada baixar e usar o FreeDOS. Você também pode compartilhar o FreeDOS para que outros possam desfrutar! E você pode visualizar e editar nosso código-fonte, porque todos os programas FreeDOS são distribuídos sob a GNU General Public License ou uma licença de software de código aberto semelhante.”

E o FreeDOS continua popular por desfrutar de jogos clássicos do DOS, algumas tarefas do sistema embarcado, atualizar alguns BIOS antigos de placas-mãe e trabalhos legados relacionados, além de ser um projeto apaixonado para alguns desenvolvedores de software livre.

O FreeDOS 1.2 foi lançado no Natal de 2016 e agora, meia década depois, finalmente foi sucedido pelo FreeDOS 1.3 para o avanço desta alternativa de código aberto ao MS-DOS.

Novidades do FreeDOS 1.3

FreeDOS 1.3 lançado com o novo Kernel 2043 e atualizações
FreeDOS 1.3 lançado com o novo Kernel 2043 e atualizações

O FreeDOS está em alta há 5 a 6 anos entre os principais lançamentos e no domingo marcou o batismo do FreeDOS 1.3.

O FreeDOS 1.3 traz o novo Kernel 2043, uma versão 8086 com suporte a FAT32, muitas atualizações de atualização e FreeCOM 0.85a, além de uma ampla variedade de outras melhorias.

O anúncio de lançamento no FreeDOS.org resume o FreeDOS 1.3 como:

“O novo FreeDOS 1.3 já está disponível para download! Isso contém um monte de ótimos novos recursos e melhorias desde a versão 1.2, incluindo: novo FreeCOM 0.85a, novo Kernel 2043 e uma versão 8086 com suporte a FAT32, a edição de disquete agora usa compactação e requer cerca de metade dos disquetes, o retorno da rede , alguns novos programas e jogos, muitas muitas atualizações de pacotes, algumas atualizações e melhorias no NLS, processo de instalação aprimorado, especialmente com o MBR, algum suporte para definir automaticamente as informações do COUNTRY.SYS, inicialização aprimorada do CD para a mídia de inicialização e sistema instalado… e muito, muito mais!”

Para saber mais sobre essa versão do FreeDOS 1.3, acesse a nota de lançamento.

FreeDOS 1.3 pode ser baixado como um live CD, imagem de disco USB, imagem USB leve e até mesmo a edição de disquete continua a ser produzida.

Baixe e experimente o FreeDOS 1.3

A imagem ISO do FreeDOS 1.3 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.
Ou se preferir, acesse os links abaixo diretamente:

Verifique se a imagem ISO está corrompida

Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida

Como gravar uma imagem ISO no Linux

Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:

Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.