FreeNAS e TrueNAS serão unificados no TrueNAS 12

A iXsystems anunciou que o FreeNAS e TrueNAS serão unificados no TrueNAS 12, sendo substituídos pelo TrueNAS CORE e TrueNAS Enterprise.

O FreeNAS é um servidor de arquivos em rede que suporta CIFS, FTP, NFS, rsync, protocolo AFP, iSCSI, S.M.A.R.T., autenticação local de usuários, e RAID via software, com uma configuração baseada em internet.

FreeNAS e TrueNAS serão unificados no TrueNAS 12

A empresa iXsystems desenvolveu o FreeNAS como seu sistema operacional NAS orientado para a comunidade, enquanto o TrueNAS é o produto que eles entregam em suas soluções de armazenamento. O FreeNAS e o TrueNAS foram derivados amplamente da mesma base de código.

Agora, avançando para o TrueNAS 12.0 no final deste ano, a iXsystems está unificando o FreeNAS e o TrueNAS.

FreeNAS e TrueNAS serão unificados no TrueNAS 12

Desde o lançamento da versão 11.3, o TrueNAS e o FreeNAS têm estado próximos da paridade, enquanto o primeiro está focado no suporte de nível corporativo e em outras necessidades da empresa.

Com o TrueNAS 12.0 a ser lançado ainda este ano, os dois produtos serão baseados em uma única imagem e nome de software.

O pessoal da iXsystems espera que essa unificação melhore a velocidade de desenvolvimento, aumente a qualidade do software, ganhos de eficiência, documentação simplificada e outros benefícios.

Com isso, o TrueNAS CORE será a oferta que substituirá o FreeNAS. O TrueNAS CORE é suportado pela comunidade, de código aberto e segue outras tendências definidas pelo FreeNAS.

Enquanto isso, é TrueNAS Enterprise que será o sistema operacional de armazenamento baseado em FreeBSD voltado para a empresa.

Por fim, o TrueNAS 12.0 será lançado no final de 2020 e, entre seus muitos recursos, passará para o próximo suporte ao sistema de arquivos OpenZFS 2.0.

Mais detalhes sobre a mudança e a unificação da marca no blog da iXsystems.

O que está sendo falado no blog

Categorias BSD, FreeBSD, Notícias, Open Source, Software livre Tags , , , ,

Deixe um comentário

Sair da versão mobile