Fundador do Ubuntu explicou por que a distro não suporta Flatpak

Iniciando mais um capítulo na guerra Snap vs Flatpak, o Fundador do Ubuntu explicou por que a distro não suporta Flatpak.

Se você esperava ver o suporte do Ubuntu ao Flatpak em um futuro próximo, é melhor esquecer isso. Acontece que, Mark Shuttleworth, o Fundador do Ubuntu, explicou por que a distro não suporta Flatpak.

Fundador do Ubuntu explicou por que a distro não suporta Flatpak

Fundador do Ubuntu explicou por que a distro não suporta Flatpak
Fundador do Ubuntu explicou por que a distro não suporta Flatpak

Em uma sessão de perguntas e respostas ao vivo para comemorar o recente lançamento do Ubuntu 22.04, o fundador do Ubuntu foi perguntado se a edição para desktop do sistema operacional consideraria o envio com suporte Flatpak “out of the box” (fora da caixa).

E sua resposta foi bem concisa: não.

Ele tem seus motivos, claro:

“Posso dizer agora que o Flatpak não funcionaria para nós. Não acho que eles tenham a história de segurança e também não acho que eles tenham a capacidade de fornecer a mesma integridade de execução ao longo do tempo que os Snaps, porque construímos essas coisas no Snaps.”

E ele ainda acrescentou:

“Gosto que as pessoas tenham uma diversidade de opiniões sobre maneiras de resolver o problema […] mas também acho que desenvolveremos uma experiência muito melhor para desenvolvedores e usuários se concentrarmos nossos esforços em algo que realmente possamos seguir em frente.”

Para o Ubuntu na área de trabalho, isso significa Snaps.

Além disso, ele continua dizendo que um número “enorme” de desenvolvedores e consumidores prefere a experiência de publicação e a “simplicidade” que os Snaps trazem para o desktop Ubuntu.

Mas ele não está cego para algumas das áreas em que os Snaps ficam um pouco aquém na área de trabalho:

“Definitivamente, há lugares em que precisamos melhorar a experiência do Snap no desktop. Os tempos de desempenho de inicialização parecem ser muito, muito importantes, então é algo em que podemos nos concentrar. E também gerenciando os limites da segurança […] gerenciando os locais onde você deseja deliberadamente tirar seu aplicativo da caixa.”

Concluindo que o tópico ‘Snap vs Flatpak’ gera opiniões fortes nos usuários, ele ressaltou que também está ‘apaixonado’ e argumenta que o Ubuntu:

“…conquistou o direito de ir fundo e fazer as coisas corretamente e explorar os caminhos que queremos explorar e tornar esses resultados disponíveis para todos usarem ou não.”

A boa notícia é que, claro, é diabolicamente fácil instalar o Flatpak no Ubuntu. E há uma razão convincente para isso: alguns dos melhores softwares de código aberto em desenvolvimento são publicados apenas no Flathub.

Portanto, embora o Snaps possa ser popular entre um número “enorme” de desenvolvedores (para citar Shuttleworth), há um abismo crescendo nos tipos de aplicativos disponíveis em cada loja respectiva.

O software comercial e proprietário pode favorecer a Snap Store da Canonical, mas o software de código aberto? Bem, isso parece mais atraído pela experiência oferecida pelo Flatpak e Flathub.

Por fim, também é muito fácil instalar, remover e gerenciar aplicativos Flatpak no Linux.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

1 comentário em “Como converter imagens para vídeo no Linux”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.