Futuros Apple Watches podem vir com um sensor de impressão digital

De acordo com uma patente, os futuros Apple Watches podem vir com um sensor de impressão digital. Confira os detalhes dessa possibilidade.

A Apple é notoriamente lenta quando se trata de introduzir recursos comuns em seus produtos. A regra geral é que, se algo estava presente 3 gerações atrás em um carro-chefe do Android, você pode esperar que ele chegue no iPhone do próximo ano.

No entanto, há um recurso que está faltando um tanto visivelmente na maioria dos wearables modernos. Ou seja, algum tipo de sensor biométrico.

Com a velocidade com que eles estão redefinindo a maneira como interagimos com a tecnologia, é quase estranho que ninguém tenha tentado colocar um scanner de impressão digital em um smartwatch.

É certo que isso é um pouco exagerado. Os fabricantes brincaram com a ideia de implementar scanners de impressão digital, mas nenhum o fez com grande sucesso. É justamente por isso que uma das mais novas patentes da Apple chama a atenção.

Futuros Apple Watches podem vir com um sensor de impressão digital

Futuros Apple Watches podem vir com um sensor de impressão digital
Futuros Apple Watches podem vir com um sensor de impressão digital

De acordo com informações publicadas no Patently Apple, a Apple garantiu com sucesso uma patente para um scanner de impressão digital em uma futura geração do Apple Watch.

Considerando que a Apple geralmente gosta mais de refinar novos recursos do que de ser pioneira, faz sentido por que essa patente se destaca.

O scanner de impressão digital, baseado nas imagens da patente oficial, ficará localizado ao lado da coroa do aparelho. O posicionamento não é totalmente surpreendente, dadas as limitações do fator de forma, mas esse posicionamento levanta pelo menos duas questões.

Em primeiro lugar, dado que os scanners de impressão digital são normalmente integrados a um botão dedicado, por que a Apple adicionaria um segundo botão paralelo? Faria muito mais sentido colocar o scanner de impressão digital na coroa.

A única explicação lógica é que os futuros Apple Watches poderiam vir com um segundo botão dedicado.

A segunda pergunta é muito mais fácil de responder, no entanto. Por que a Apple não experimenta um scanner de impressão digital subexibido?

A Samsung faz isso há anos, e todos os problemas com a confiabilidade da tecnologia mais recente são compensados ​​pelo fato de que um smartwatch nunca será o dispositivo principal de um usuário.

Portanto, quaisquer preocupações de segurança permanecem limitadas. Mas a Apple é a Apple, e nunca colocaria algo que não foi experimentado e testado em um de seus produtos.

Deve-se notar que centenas de patentes são depositadas todos os dias, e apenas alguns poucos vêem a luz do dia.

A Apple pode decidir nunca implementar um scanner de impressão digital no Apple Watch. Ou poderia ser feito de uma maneira totalmente diferente. Ou talvez, apenas talvez, possa ser feito da maneira mostrada nesta patente.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.