Fwupd 1.9.6 lançado com suporte a AMD dGPUs Navi3x, e mais

Richard Hughes anunciou o lançamento do FWUPD 1.9.6 com suporte a AMD dGPUs Navi3x, e mais. Confira as novidades dessa atualização.

O Fwupd/LVFS alcançou muitas conquistas nos últimos anos, com o envolvimento de mais fornecedores de hardware, os dispositivos do Google começando a exigir que seus parceiros forneçam atualizações compatíveis com o Fwupd/LVFS e outras melhorias de suporte de hardware.

Ele é um novo recurso e atualização de manutenção para a ferramenta número um do Linux para atualizar o firmware do seu hardware. Um utilitário para atualização de vários componentes de firmware/BIOS nativamente no Linux e integração com o Linux Vendor Firmware Service (LVFS) para a fácil distribuição das referidas imagens de firmware

Agora, o utilitário de atualização de firmware Linux fwupd 1.9.6 foi lançado com suporte para mais dispositivos, bem como alguns novos recursos e várias correções de bugs.

Novidades do Fwupd 1.9.6

Fwupd 1.9.6 lançado com suporte a AMD dGPUs Navi3x, e mais
Fwupd 1.9.6 lançado com suporte a AMD dGPUs Navi3x, e mais

Sim. O utilitário de atualização de firmware Fwupd 1.9.6 Linux foi lançado hoje com suporte para mais dispositivos de hardware, novos recursos, bem como uma dúzia de correções de bugs.

O Fwupd 1.9.6 chega um mês após o lançamento do fwupd 1.9.5 e introduz suporte para mais dispositivos de hardware, incluindo AMD dGPUs Navi3x e posteriores, Star Labs StarBook Mk VIr2, retimers Google Rex Intel USB-4, módulo Quectel EM160, Wacom DTH134 e Tablets DTC121, dispositivos Foxconn SDX12, SDX55 e SDX6X, escalonadores MediaTek DP AUX e VLI VL105-VL109.

Vários novos recursos também fazem parte desta nova versão do fwupd, nomeadamente um novo atributo de segurança que permite atualizações de cápsula do BIOS, suporte para seções de carga útil coSWID, suporte para análise de EDIDs, uma nova funcionalidade para corrigir atributos de segurança de host específicos, um agente de lançamento para sistemas macOS, bem como a capacidade de adicionar IDs de instância somente quirk de arquivos quirk.

Além disso, o fwupd 1.9.6 corrige vários bugs para permitir que os módulos Wacom especifiquem um intervalo de pesquisa de status, para permitir que os dispositivos exijam um monitor conectado, para não exibir mais o Intel CET não suportado como bem-sucedido e para não mostrar mais vários Genesys GL32xx dispositivos para o mesmo dispositivo físico.

Esta versão também acelera as atualizações de firmware do logitech-bulkcontroller, adiciona a capacidade de instalar um arquivo systemd sysusers.d ao usar -Dsystemd_unit_user, adiciona a capacidade de recalcular o sinalizador SUPPORTED após adotar um dispositivo filho, reduz a quantidade de RAM usada ao agrupar grandes firmware e evita a leitura de propriedade e flashes de TPM deixados no plug-in da Dell.

Por último, mas não menos importante, o fwupd 1.9.6 implementa uma nova funcionalidade para usar o portal LVFS (Linux Vendor Firmware Service) ao usar a opção report-history --force, corrige um tempo limite de difusão no analisador do descritor HID e adiciona a capacidade de escreva o coSWID TAG_ID como uma bytestring quando possível.

Mais detalhes sobre o lançamento do FWUPD 1.9.6 podem ser encontrados no anúncio de lançamento.

Como instalar ou atualizar o Fwupd

A lista crescente de dispositivos suportados pelo Fwupd e pelo Linux Vendor Firmware Service pode ser encontrada em fwupd.org.

Integradores de sistema operacional Linux e usuários avançados que gostam de compilar software por conta própria podem fazer o download do fwupd 1.9.5 agora mesmo na página do projeto no GitHub.

Todos os outros devem esperar por este lançamento nos repositórios de software estáveis ​​de suas distribuições Linux favoritas antes de atualizar.

E, para instalar a versão mais recente do Fwupd nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar o GNOME Firmware no Linux via Flatpak

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

1 comentário em “Como converter imagens para vídeo no Linux”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.