GeckoLinux 152 lançado com base no openSUSE Leap 15.2

GeckoLinux 152 lançado com base no openSUSE Leap 15.2
GeckoLinux 152 lançado com base no openSUSE Leap 15.2

O projeto GeckoLinux lançou uma atualização do seu sistema, o GeckoLinux 152, com base no openSUSE Leap 15.2. Confira as novidades e descubra onde baixar a distro.

GeckoLinux é um distribuição do tipo ‘spin’ baseada no openSUSE, que apresenta pacotes não-livres que não são encontrados nos repositórios padrão do openSUSE.

Entre as atrações da GeckoLinux estão as inovações dentro da comunidade openSuse. O GeckoLinux tem uma reputação de ser polido e fácil de usar.

O sistema oferece aos usuários uma experiência prática melhor do que a abordagem mais tradicional, adotada pela comunidade openSuse.

O GeckoLinux oferece duas edições principais: Static (baseada no openSUSE Leap) e Rolling (baseada no openSUSE Tumbleweed).

E o GeckoLinux recebeu um novo lançamento após mais de dois anos de ausência no cenário Linux.

Para você ter uma ideia de quanto tempo faz que essa distro não recebe uma atualização, a última vez que escrevi sobre ela foi em junho de 2018, quando a equipe de desenvolvimento lançou novas versões principais do Stable e do Rolling. A versão Stable foi realmente a primeira distribuição a ser baseada na série de sistemas operacionais openSUSE Leap 15.

As versões estáveis ​​do GeckoLinux são baseadas no último openSUSE Leap, enquanto as versões Rolling usam os repositórios contínuos openSUSE Tumbleweed. Agora, a equipe anunciou o GeckoLinux 152 como o mais recente lançamento estável, baseado no openSUSE Leap 15.2.

“Apesar da falta de novas atualizações da ISO nos últimos dois anos, os usuários continuaram sendo capazes de instalar e atualizar os sistemas GeckoLinux, graças ao fato de usar diretamente fontes de repositório openSUSE e Packman”, diz o anúncio.

Novidades do GeckoLinux 152

GeckoLinux 152 lançado com base no openSUSE Leap 15.2

Além de todos os novos recursos e aprimoramentos do openSUSE Leap 15.2, a versão GeckoLinux 152 fornece aos usuários uma mídia de instalação atualizada, caso desejem implantar a distribuição em novos computadores sem precisar baixar centenas de atualizações dos repositórios.

A nova versão está disponível em todos os sabores que a consagraram, incluindo KDE Plasma, GNOME, Xfce, Cinnamon, MATE, LXQt e BareBones. O GeckoLinux 152 inclui as seguintes versões do ambiente de desktop, KDE Plasma 5.18.5, GNOME 3.34.4, Xfce 4.14, Cinnamon 4.4.8, MATE 1.24 e LXQt 0.14.1.

O que diferencia o GeckoLinux de outras distribuições baseadas no openSUSE é que ele é fornecido com suporte para formatos de mídia proprietários e vários aplicativos multimídia que funcionam imediatamente graças ao repositório integrado Packman, ao instalador Calamares e aos repositórios Google e Skype, se você deseja instalar mais aplicativos proprietários.

Outra mudança interessante na nova versão é o fato de que o sabor BareBones, direcionado a usuários avançados do Linux que desejam personalizar completamente suas instalações, agora está usando o gerenciador de janelas IceWM em vez do Openbox. Ele também vem com o navegador Firefox, o instalador do Calamares e o conjunto completo de ferramentas do YaST.

Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento da versão anúncio de lançamento

Por fim, novos lançamentos do GeckoLinux Rolling e NEXT Plasma também são esperados no futuro próximo.

Baixe e experimente o GeckoLinux 152

A imagem ISO do GeckoLinux 152 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição

Verifique se a imagem ISO está corrompida

Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:

Como verificar se uma imagem ISO está corrompida

Como gravar uma imagem ISO no Linux

Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux

O que está sendo falado no blog

publicado
Categorizado como Linux, Notícias, Open Source, openSUSE, Software livre Marcado com , , , , ,

Por Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Sair da versão mobile