GeckoLinux ROLLING 999.220115 lançado com o kernel 5.16, e melhorias

O projeto GeckoLinux lançou uma atualização do seu SO, GeckoLinux ROLLING 999.220115. Confira as novidades e descubra onde baixar a distro.

GeckoLinux é um distribuição do tipo ‘spin’ baseada no openSUSE, que apresenta pacotes não-livres que não são encontrados nos repositórios padrão do openSUSE.

Entre as atrações da GeckoLinux estão as inovações dentro da comunidade openSuse. O GeckoLinux tem uma reputação de ser polido e fácil de usar.

O sistema oferece aos usuários uma experiência prática melhor do que a abordagem mais tradicional, adotada pela comunidade openSuse.

O GeckoLinux oferece duas edições principais: Static (baseada no openSUSE Leap) e Rolling (baseada no openSUSE Tumbleweed).

As versões estáveis ​​do GeckoLinux são baseadas no último openSUSE Leap, enquanto as versões Rolling usam os repositórios contínuos openSUSE Tumbleweed.

O GeckoLinux ROLLING é derivado dos repositórios openSUSE Tumbleweed e Packman, o que significa que segue um modelo de lançamento contínuo onde você instala uma vez e recebe atualizações para sempre.

Mas, de tempos em tempos, o desenvolvedor desta distribuição gera novas imagens de instalação para melhor compatibilidade de hardware.

Agora, menos de duas semanas após as atualizações anteriores, as edições GeckoLinux ROLLING foram atualizadas (GeckoLinux ROLLING 999.220115) para incluir o kernel Linux 5.16 mais recente e melhor, bem como várias outras atualizações e melhorias.

Novidades do GeckoLinux ROLLING 999.220115

GeckoLinux ROLLING 999.220115 lançado com o kernel 5.16, e melhorias
GeckoLinux ROLLING 999.220115 lançado com o kernel 5.16, e melhorias

GeckoLinux ROLLING 999.220115 chegou para melhorar ainda mais o instalador gráfico Calamares para não criar mais um subvolume Btrfs para o diretório /tmp.

Se você tiver uma instalação do GeckoLinux ROLLING usando as imagens lançadas em 6 de janeiro, você deve atualizar seu arquivo /etc/fstab e adicionar um # no início da linha /tmp btrfs subvol=/tmp.

A nova atualização do GeckoLinux ROLLING também melhora a configuração personalizada do PipeWire de baixa latência para fazer com que o sistema de compatibilidade PulseAudio alterne automaticamente os fluxos de entrada e saída para dispositivos de áudio USB quando estiverem conectados. Os usuários existentes devem adicionar este arquivo de configuração ao diretório /etc/pipewire/.

Além disso, no GeckoLinux ROLLING 999.220115 o PipeWire foi atualizado para a versão 0.3.43.

Fora isso, a edição Budgie foi atualizada para continuar usando o Nemo para controlar a área de trabalho e exibir ícones da área de trabalho, a edição KDE Plasma recebeu o ambiente de área de trabalho KDE Plasma 5.23.5 mais recente, juntamente com o software KDE Frameworks 5.90 e KDE Gear 21.12.1 suites, a edição GNOME recebeu o ambiente de desktop GNOME 41.3 e a edição Cinnamon recebeu o ambiente de desktop Cinnamon 5.2.7.

Por último, mas não menos importante, todas as edições do GeckoLinux ROLLING agora são alimentadas pelo Linux 5.16 como kernel padrão para suporte de hardware de alto nível.

Também incluído por padrão nesta atualização está o pacote xhost para fazer com que o editor de partição Gparted seja carregado corretamente no ambiente live.

Baixe e experimente o GeckoLinux ROLLING 999.220115

Você pode baixar as edições GeckoLinux ROLLING 999.220115 construídas a partir do openSUSE Tumbleweed como KDE Plasma, GNOME, Xfce, LXQt, Budgie, Cinnamon, MATE, Pantheon e Barebones, agora mesmo no site oficial.

Verifique se a imagem ISO está corrompida

Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:

Como verificar se uma imagem ISO está corrompida

Como gravar uma imagem ISO no Linux

Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.