Gentoo Linux começou a oferecer pacotes binários x86-64-v3

Após anunciar em janeiro que iria fornecer opcionalmente pacotes binários, o Gentoo Linux começou a oferecer pacotes binários x86-64-v3.

O Gentoo Linux não é como outra distribuição Linux, pois é um dos sistemas operacionais mais avançados do mundo do código aberto.

Conheça melhor o Gentoo e alguns dos seus derivados
Onde as distribuições mais modernas se preocupam com a instalação rápida e facilidade de uso, o Gentoo se preocupa com a compilação eficiente e os graus de personalização.

O Gentoo é uma ótima maneira de aprender como seu computador funciona. É uma distribuição Linux especial, diferente e poderosa.

Ele é uma distribuição Linux minimalista, conhecida por ser difícil de usar e uma das distribuições mais difíceis de instalar. É distribuído como software livre e de código aberto e segue um modelo de lançamento contínuo.

No Gentoo, o usuário deve configurar tudo. Ao contrário de uma distribuição binária do Linux, o código-fonte é compilado localmente de acordo com as preferências do usuário e muitas vezes é otimizado para o tipo específico de computador.

O Gentoo terminou o ano passado começando a fornecer opcionalmente pacotes binários para instalação direta.

Isso diminui a barreira para usar o Gentoo Linux e também funciona bem para sistemas low-end/embarcados, em vez de sempre compilar pacotes fonte localmente. Eles agora deram um passo adiante em sua posição binária, oferecendo também pacotes x86-64-v3.

Gentoo Linux começou a oferecer pacotes binários x86-64-v3

Gentoo Linux começou a oferecer pacotes binários x86-64-v3
Gentoo Linux começou a oferecer pacotes binários x86-64-v3

Gentoo está se juntando a Serpent OS, RHEL 10, Ubuntu e outras distribuições Linux que opcionalmente fornecem pacotes x86-64-v3 ou atualmente exploram as possibilidades de fazê-lo ou até mesmo aumentar sua linha de base x86_64 no futuro.

Há também alguns como openSUSE Tumbleweed e Clear Linux que há muito oferecem vários pacotes otimizados de nível de recurso de microarquitetura x86-64.

Para aqueles que utilizam os pacotes binários do Gentoo, os pacotes ISA x86-64-v3 estão agora disponíveis em sistemas suportados. Os usuários podem substituir as referências “x86-64” em seus URIs de sincronização do Portage por “x86-64-v3” para obter os pacotes otimizados.

A linha de base x86-64-v3 exige AVX/AVX2, BMI2, FMA e várias outras extensões de conjunto de instruções de CPU mais recentes, normalmente encontradas desde os processadores Intel Haswell e AMD Excavator.

Para a maioria dos usuários que executam sistemas relativamente recentes (sem o Intel Atom), usar pacotes x86-64-v3 é um meio fácil de obter maior desempenho imediato.

Mais detalhes sobre o Gentoo Linux agora oferecendo pacotes binários x86-64-v3 via Gentoo.org.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.