Gerbera 1.9.0 Media Server lançado com recursos novos e melhorias

E foi lançado o Gerbera 1.9.0 Media Server com recursos novos e melhorias. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.

O Gerbera é um servidor de mídia UPnP gratuito que permite transmitir mídia digital por meio de sua rede doméstica e consumi-la em uma variedade de dispositivos compatíveis com UPnP. É baseado no MediaTomb e funciona com qualquer cliente compatível com UPnP.

Se você está procurando um servidor de mídia flexível e fácil de usar para streaming em casa, o Gerbera é uma ótima escolha.

Com o Gerbera, você pode transmitir sua biblioteca de mídia pessoal de filmes, programas de TV e música para uma ampla gama de dispositivos, desde smart TVs e caixas de transmissão a consoles de jogos e dispositivos móveis.

É um servidor UPnP para streaming de rede doméstica Linux e outras plataformas. Lembre-se de que o Gerbera opera de maneira diferente de outros como Plex, Emby e Subsonic. Ele é executado no protocolo de rede UPnP e serve apenas para acessar mídia digital em dispositivos em sua casa. Em outras palavras, o Gerbera está limitado ao streaming interno.

Agora, o projeto anunciou mais uma atualização, o Gerbera 1.9.0.

Novidades do Gerbera 1.9.0

Gerbera 1.9.0 Media Server lançado com recursos novos e melhorias
Gerbera 1.9.0 Media Server lançado com recursos novos e melhorias

Desde o lançamento da última versão, muitos problemas foram corrigidos no Gerbera 1.9.0.

No Gerbera 1.9.0, os desenvolvedores do Gerbera também disponibilizam diversos novos recursos. Os mais importantes são:

  • Muitas outras coisas foram adicionadas à configuração (ordem dos recursos para a arte do álbum, perfis DLNA, propriedades UPnP).
  • O Gerbera agora pode exibir contêineres dinâmicos, ou seja, seu conteúdo é calculado conforme você clica. Isso pode mostrar que você adicionou ou alterou a mídia recentemente.
  • O Gerbera agora oferece suporte à transcodificação específica do cliente, ou seja, o vídeo só é transcodificado para seus dispositivos mais antigos, os mais novos podem transmiti-lo como está.
  • A compatibilidade com aparelhos de TV Samsung foi aumentada novamente.
  • Mídias secundárias e adições de UPnP na pesquisa permitem que você aproveite ao máximo seus arquivos.
  • Configuração do Gerbera Media Server

Além do mencionado acima, os desenvolvedores trabalharam muito para remover o código legado da camada de banco de dados para torná-lo ainda mais rápido e fácil de manter.

Como consequência, o suporte para colunas mais antigas foi eliminado, o que significa que após a atualização para o Gerbera 1.9.0, o banco de dados será migrado e não pode mais ser usado com versões mais antigas.

Com base nisso, uma tabela de recursos foi criada para conter todos os detalhes da mídia, como legendas, miniaturas etc.

Para saber mais sobre essa versão do Gerbera, acesse a nota de lançamento.

Como instalar ou atualizar o Gerbera

Para instalar a versão mais recente do Gerbera nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar o servidor de mídia gerbera no Linux

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.