Giada 1 lançado como a primeira versão estável

E foi lançado o Giada 1 como a primeira versão estável. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.

Giada é um software universal de produção musical que pode ser usado como máquina de loop, reprodutor de samples, editor de canções, gravador ao vivo, processador FX ou controlador MIDI.

Ele é uma ferramenta de produção musical de código aberto, minimalista e hardcore. Projetado para DJs, performers ao vivo e músicos eletrônicos.

Esse aplicativo é um software de código aberto gratuito para Linux, Windows e MacOS, e é publicado sob a licença de código aberto GNU General Public License versão 3+.

Os usuários podem usar o Giada como uma máquina de loop de áudio, sequênciador, show ao vivo ou bateria eletrônica.

O software vem com um mecanismo de áudio de ponto flutuante de múltiplos processos de 32 bits, editor de ondas embutido, suporte a VST e MIDI.

Ele possui também gravador e editor de ação, editor de piano roll, sincronização de ritmos e BPM, etc. Também permite que você use um número ilimitado de canais controlados pelo teclado e várias combinações de reprodução no Giada.

Agora, o Giada foi atualizado para a versão 1 com vários novos recursos para esta poderosa ferramenta de produção musical para DJs, artistas ao vivo e músicos eletrônicos.

Novidades do Giada 1

Giada 1 lançado como a primeira versão estável
Giada 1 lançado como a primeira versão estável

Sim. Giada 1.0 foi lançado recentemente como a primeira versão madura deste software de produção musical e máquina de loop de código aberto, minimalista e hardcore projetado para DJs, artistas ao vivo e músicos eletrônicos.

Como esta é uma atualização importante, você pode esperar que o Giada 1.0 introduza novos recursos importantes.

Isso inclui uma janela principal redesenhada com medidores de áudio verticais, um menu de coluna redesenhado para melhor usabilidade, bem como um novo widget Velocity Editor no Sample Channel Action Editor.

Esta versão também implementa renderização de buffer recursiva, redesenha o menu principal com suporte para macOS em mente, adiciona suporte para exibição do número da batida no sequenciador principal e adiciona suporte para envio de dados MIDI através de canais armados para dispositivos externos.

A partir desta versão, o Giada agora seleciona automaticamente o dispositivo de áudio padrão se nenhum for especificado pelo usuário.

O Giada 1.0 também otimiza a renderização da visualização do áudio, que agora é habilitada apenas quando o Editor de Samples está aberto, e melhora o zoom com a roda do mouse nos Editores de Samples e Actions.

Vários bugs também foram resolvidos para corrigir algumas operações no Sample Editor que não funcionavam corretamente, corrigir a grade que não aparecia corretamente no Sample Editor e corrigir o modo Record-on-signal para que ele seja desativado após a gravação de áudio e saia corretamente.

Para usuários do Linux, esta versão remove a geração duplicada de arquivos .desktop e atualiza o arquivo metainfo.xml. Claro, algumas refatorações e limpezas de código também estão presentes nesta atualização para tornar o Giada mais estável e confiável na produção de música.

Para saber mais sobre essa versão do Giada, acesse a nota de lançamento.

Como instalar ou atualizar

Para instalar a versão mais recente do Giada nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar a ferramenta de áudio Giada no Linux via AppImage
Como instalar a ferramenta de áudio Giada no Linux via Flatpak

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.