GitHub restabeleceu o YouTube-dl e irá revisar as análises do DMCA

Pouco tempo depois de remover seu repositório abruptamente, agora o GitHub restabeleceu o YouTube-dl e irá revisar as análises do DMCA.

YouTube-dl é um programa de linha de comando que ajuda os usuários a baixar conteúdo multimídia do YouTube e de vários outros sites.

O utilitário também é usado por jornalistas para várias tarefas de reportagem, incluindo download de comunicados à imprensa, vídeos e transcrições de áudio.

O repositório do YouTube-dl está entre os 40 repositórios do GitHub com mais estrelas, com mais de 72.000 estrelas.

Em 23 de outubro, o GitHub retirou os repositórios do YouTube-dl devido a um aviso de violação de DMCA arquivado pela Recording Industry Association of America (RIAA), uma organização que representa a indústria fonográfica dos EUA.

Agora, o GitHub anunciou que o repositório do YouTube-dl foi restabelecido depois de reverter a remoção da Lei de Direitos Autorais do Milênio Digital (DMCA) do mês passado.

GitHub restabeleceu o YouTube-dl e irá revisar as análises do DMCA

GitHub restabeleceu o YouTube-dl e irá revisar as análises do DMCA
GitHub restabeleceu o YouTube-dl e irá revisar as análises do DMCA

o GitHub compartilhou mais informações sobre por que o YouTube-dl foi expulso da plataforma e sobre por que o GitHub lidou com essa situação da maneira que o fez.

“Nossas ações foram orientadas por processos necessários para cumprir leis como o DMCA, que colocam plataformas como GitHub e desenvolvedores em uma situação difícil”, disse o diretor de política de plataforma do GitHub, Abby Vollmer.

“E nosso restabelecimento, com base em novas informações que mostraram que o projeto não estava contornando uma medida de proteção técnica (TPM), estava em linha com nossos valores de colocar os desenvolvedores em primeiro lugar.”

O GitHub afirma que a remoção do YouTube-dl foi causada pela alegação da RIAA de que o código foi projetado para ignorar o acesso ou cópia de material protegido por direitos autorais por TPMs, em violação direta da Seção 1201 do DMCA.

No entanto, a empresa diz que a Seção 1201 que torna ilegal o uso de evasão de TPM, mesmo que não infrinja direitos autorais, está desatualizada e, em alguns casos como no YouTube-dl, a remoção pode ser evitada trabalhando com os desenvolvedores para corrigir os problemas.

No caso específico do YouTube-dl, o GitHub primeiro reinstaurou um fork que foi corrigido para resolver os problemas sinalizados na reivindicação DMCA da RIAA e, em seguida, o repositório do projeto YouTube-dl após a Electronic Frontier Foundation (EFF) enviar mais informações para mostrar que o que o utilitário fez não viola as proibições anticircunvivas do DMCA.

“Além disso, o mantenedor enviou um patch para o projeto abordando as alegações de violação com base em testes de unidade que fazem referência a vídeos protegidos por direitos autorais”, acrescentou Vollmer.

“Com base em tudo isso, restabelecemos o projeto do youtube-dl e forneceremos opções de restabelecimento para todos os seus forks.”

Revisão do processo de revisão de DMCA, fundo de defesa do desenvolvedor

“Estamos defendendo os desenvolvedores e reinstauramos o repositório youtube-dl”, disse também hoje o CEO do GitHub, Nat Friedman. “A seção 1201 do DMCA está quebrada e precisa ser consertada. Os desenvolvedores devem ter a liberdade de mexer.”

“Para ajudar os desenvolvedores de código aberto na luta contra as remoções injustificadas do 1201, estamos estabelecendo um fundo de defesa do desenvolvedor de $ 1 milhão e revisando nosso processo para 1201 reivindicações.

“Teremos mais a dizer sobre isso e outras coisas que estamos fazendo para proteger os desenvolvedores e sua liberdade de mexer nas próximas semanas.”

O GitHub também diz que o processo de revisão de reivindicações 1201 será refinado para que todas as etapas a seguir sejam realizadas antes de retirar os projetos:

  • Cada reclamação de remoção 1201 credível será analisada por especialistas técnicos, incluindo, quando apropriado, especialistas independentes contratados pelo GitHub, para garantir que o projeto realmente contorne uma medida de proteção técnica conforme descrito na reclamação.
  • A reivindicação também será examinada cuidadosamente por especialistas jurídicos para garantir que reivindicações injustificadas ou que se estendam além dos limites do DMCA sejam rejeitadas.
  • No caso em que a reclamação é ambígua, erraremos do lado do desenvolvedor e deixaremos o repositório aberto, a menos que haja evidências claras de fraude ilegal.
  • No caso de a reclamação ser considerada completa, legal e tecnicamente legítima por nossos especialistas, entraremos em contato com o proprietário do repositório e daremos a ele a chance de responder à reclamação ou fazer alterações no repo para evitar a remoção. Se eles não responderem, tentaremos entrar em contato com o proprietário do repositório novamente antes de tomar outras medidas.
  • Apenas depois que essas etapas forem concluídas, um repositório será removido.
  • Depois que um repositório for removido devido ao que parece ser uma reivindicação 1201 válida e legítima, continuaremos a entrar em contato com o proprietário do repositório, se ele ainda não nos respondeu, a fim de fornecer a oportunidade de resolver a reivindicação e restaure o repositório.
  • Mesmo depois de um repositório ter sido retirado devido ao que parece ser uma reivindicação válida, iremos garantir que os proprietários do repositório possam exportar seus problemas e PRs e outros dados de repositório que não contenham o código alegado de fraude, onde legalmente possível.
  • Vamos formar uma equipe de nossa equipe de linha de frente de confiança e segurança para responder aos tíquetes do desenvolvedor em tais casos como uma prioridade, para que possamos garantir que as reivindicações sejam resolvidas rapidamente e os repositórios sejam prontamente reintegrados assim que as reivindicações forem resolvidas.

O GitHub também criará um fundo de defesa para desenvolvedores afetados por avisos de remoção ou ações judiciais, visto que aqueles que “quiserem reagir contra remoções injustificadas podem enfrentar o risco de assumir responsabilidade pessoal e custos de defesa legal”.

“Para ajudá-los, o GitHub estabelecerá e doará US $ 1 milhão para um fundo de defesa do desenvolvedor para ajudar a proteger os desenvolvedores de código aberto no GitHub de reivindicações injustificadas de remoção da Seção 1201 da DMCA”, disse Vollmer.

“Começaremos imediatamente a trabalhar com outros membros da comunidade para estabelecer este fundo e tomar outras medidas para proteger coletivamente os desenvolvedores e salvaguardar a colaboração dos desenvolvedores.”

O renascimento do YouTube-dl ocorre depois que o GitHub emitiu um aviso no início deste mês de que as contas podem ser banidas se continuarem a enviar conteúdo removido devido a avisos de remoção do DMCA.

Depois que o repositório do YouTube-dl foi retirado do ar, usuários irritados têm lutado contra a decisão do GitHub inundando a plataforma com novos repositórios contendo o código-fonte do YouTube-dl.

Alguns deles também usaram maneiras mais criativas de provocar o GitHub, incluindo a exploração de um bug que permite aos usuários anexar commits aos repositórios do GitHub que eles não controlam.

Um desses commits recém-criados – contendo o código-fonte YouTube-dl – foi anexado ao repositório DMCA do GitHub.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.