Ícone do site Blog do Edivaldo – Informações e Notícias sobre Linux

Gmail web não consegue lidar com emojis inclusivos adequadamente

Diferentemente do que acontece com a maioria dos aplicativos web atuais, o Gmail web não consegue lidar com emojis inclusivos adequadamente. Entenda.

Se você costuma usar o cliente da web nativo do Gmail para enviar e-mails, deve ter notado algo estranho sobre como ele lida com emoji.

O Google pode ter se despedido de seus blobs distintos em 2017, mas por algum motivo, o Gmail na web ainda renderiza a maioria dos emojis nesse estilo. Como alguém que ficará parado até o fim dos tempos, essa é uma peculiaridade do Gmail muitos adoram.

Mas acontece que a mesma tendência deixou o cliente web incapaz de renderizar os emojis mais inclusivos que foram aprovados pelo Consórcio Unicode nos últimos anos.

Quer incluir um emoji de uma cientista de pele escura em seu próximo e-mail? Você pode, mas se o seu amigo ler esse e-mail no navegador do desktop, ao contrário do telefone, ele verá uma caixa estranha entre dois outros emojis.

Gmail web não consegue lidar com emojis inclusivos adequadamente

Gmail web não consegue lidar com emojis inclusivos adequadamente

A Emojipedia documentou o problema em um artigo detalhado publicado na quarta-feira. Resumindo, parece que a equipe do Gmail ainda não atualizou a forma como o cliente da web lida com a tradução de emojis.

Não é possível combinar corretamente vários caracteres em um único emoji, o que é exigido de qualquer emoji que permita variações de gênero e tom de pele.

E não são apenas as mais recentes, incluindo gênero e raça, que não funcionam corretamente. O cliente não suporta a maioria dos novos personagens introduzidos desde meados de 2015.

O efeito é menos óbvio com alguns menos complicados, uma vez que será o padrão do sistema. Então, digamos que você esteja usando o Windows 10, verá emojis mais recentes renderizados no estilo da Microsoft.

Para ficar claro, isso não é um problema com o aplicativo Gmail no Android e iOS porque, nesse caso, ele também usa a fonte do sistema como padrão.

De acordo com a Emojipedia, não há solução conhecida para o problema no momento. De certa forma, seus relatórios destacam o desafio que às vezes pode estar envolvido na implementação desses tipos de recursos.

Mas como parte do Consórcio Unicode e provedor de um dos clientes de e-mail mais populares do planeta, está no Google para fazer esse tipo de trabalho.

Sair da versão mobile