GNOME 3.38 lançado oficialmente – Confira as novidades

GNOME 3.38 lançado oficialmente - Confira as novidades
GNOME 3.38 lançado oficialmente - Confira as novidades

O Projeto GNOME anunciou o lançamento do aguardado ambiente de desktop GNOME 3.38. Confira as novidades e veja a melhor maneira de instalar.

O GNOME é um projeto de software livre responsável pelo Ambiente de Trabalho GNOME, para os usuários, e pela Plataforma de Desenvolvimento GNOME, para os desenvolvedores.

Agora, o Projeto GNOME anunciou hoje o lançamento do ambiente de desktop GNOME 3.38, uma versão principal que apresenta muitos novos recursos e melhorias.

Novidades do GNOME 3.38

GNOME 3.38 lançado oficialmente – Confira as novidades

Depois de seis meses em obras, o GNOME 3.38 Orbis” finalmente chegou e vem com muitos presentes para os fãs de um dos ambientes de desktop Linux mais populares, usado por padrão por várias distribuições Linux como Ubuntu e Fedora.

Os destaques do GNOME 3.38 incluem um novo aplicativo GNOME Tour que atua como um primeiro passeio e saudação para os recém-chegados ao ambiente de desktop GNOME, bem como uma grade de aplicativos altamente personalizável que permite aos usuários criar pastas mais facilmente usando arrastar e soltar, mover aplicativos entre pastas e reordenar aplicativos dentro da grade de aplicativos.

E o algoritmo de layout da grade do aplicativo foi reescrito para melhorar a organização dos ícones com base na proporção da tela onde o GNOME é executado.

Qualquer que seja a proporção, o GNOME agora exibirá um número fixo de ícones por página, definido em 24 ícones.

O suporte a vários monitores foi aprimorado mais uma vez, e esta versão apresenta uma nova implementação de frame clock que impede que monitores com diferentes taxas de atualização e tempos interfiram uns com os outros.

As melhorias de screencasting e captura de tela também estão presentes no GNOME 3.38, que traz um novo design para o aplicativo GNOME Screenshots.

Também foi redesenhado o aplicativo GNOME Sound Recorder, que torna muito mais fácil para os usuários gravar sons.

Outras mudanças dignas de nota incluem suporte Flatpak muito aprimorado, estrutura de serviço systemd renovada, suporte aprimorado de impressão digital, suporte para logins pré-autenticados em ambientes VMware, melhor suporte para aplicativos em sandbox com vários arquivos .desktop e um teclado na tela aprimorado.

Além disso, o menu de desligamento finalmente tem uma opção “Reiniciar” tornando mais fácil reiniciar seu computador Linux, o calendário apple não mostra mais eventos como parte da lista de notificações e o software GNOME não instala mais atualizações quando o dispositivo está com bateria fraca.

Mais polimento foi feito na tela de bloqueio, que não esconde automaticamente o botão de troca de usuário, e o GNOME agora deve funcionar melhor no Wayland graças às inúmeras melhorias de desempenho trazidas para a janela Mutter e o gerenciador de composição.

Também foram aprimorados os controles dos pais, que agora estão melhor integrados à área de trabalho GNOME e aos aplicativos padrão para tornar mais fácil para os pais ou professores limitar o acesso a determinados aplicativos para crianças. Claro, muitos dos aplicativos GNOME padrão receberam vários aprimoramentos.

Por exemplo, há uma nova caixa de diálogo ‘Adicionar Relógio Mundial’ no aplicativo GNOME Clocks, e o aplicativo GNOME Maps apresenta uma interface do usuário adaptável para a barra lateral de roteamento, uma nova opção de modo noturno e melhor navegação de teclado para entradas de roteamento.

Por último, o gerenciador de arquivos Nautilus lida melhor com montagens NTFS e exFAT, e o navegador Epiphany agora oferece suporte a servidores de sincronização auto-hospedados, oferece suporte à importação de configurações do Chromium e do Chrome e bloqueia automaticamente a reprodução de vídeos em sites.

Para saber mais sobre essa versão do GNOME, acesse a nota de lançamento.
Ou assista o vídeo abaixo:

Como instalar ou atualizar o GNOME 3.38

Embora o GNOME 3.38 tenha sido lançado oficialmente, levará um certo tempo para as distribuições Linux disponibilizarem os pacotes em seus repositórios de software, que é a maneira recomendada de instalar o ambiente de desktop.

Mas isso geralmente leva algumas semanas e deve acontecer quando o primeiro lançamento pontual (GNOME 3.38.1) chegar às ruas no início de outubro.

Também será possível instalar vários aplicativos e componentes do GNOME 3.38 no Flathub, mas eu recomendo que você atualize a partir dos repositórios estáveis ​​da sua distribuição.

Geralmnte, o Arch Linux é um dos primeiros a enviar o GNOME 3.38 em seus repositórios, e muitas outras distribuições farão o mesmo nas próximas semanas.

As principais distribuições Linux que virão com o ambiente de desktop GNOME 3.38 por padrão incluem Ubuntu 20.10 (Groovy Gorilla), com lançamento previsto para 22 de outubro, e Fedora 33 Workstation, previsto para o final de outubro de 2020.

O que está sendo falado no blog

publicado
Categorizado como Arch, bodhi, CentOS, Debian, Deepin, Elementary, Fedora, Gentoo, Kali, Kylin, Linux, Linux Mint, Mageia, Mandriva, Manjaro, Não categorizado, Notícias, Open Source, OpenBSD, OpenMandriva, openSUSE, pclinuxos, Pop!_OS, RedHat, Sabayon, Scientific, Software livre, Solus, SUSE, Trisquel, Tutorial, Ubuntu, Zorin Marcado com , , , , ,

Por Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Sair da versão mobile