GNOME 40 Alpha lançado para teste público com Atividades repaginado

GNOME 40 Alpha lançado para teste público com Atividades repaginado
GNOME 40 Alpha lançado para teste público com Atividades repaginado

E foi lançado GNOME 40 Alpha para teste público com Atividades em novo design, e muito mais. Confira as novidades dessa primeira prévia.

O GNOME é o ambiente padrão do Ubuntu e de várias outras distribuições Linux. Muitas vezes, os usuários o usam e nem ao menos sabem seu nome porque ele simplesmente já vem instalado e funciona bem.

Agora, Jordan Petridis anunciou por e-mail a disponibilidade geral para teste público da versão alfa do próximo ambiente de desktop GNOME 40.

Sim. Após cerca de quatro meses desde que entrou em desenvolvimento, a próxima série de ambientes de desktop GNOME 40, com lançamento previsto para o final de março de 2021, agora tem um lançamento de desenvolvimento inicial que qualquer um pode testar para ter uma primeira amostra dos novos recursos e melhorias.

Novidades do GNOME 40 Alpha

GNOME 40 Alpha lançado para teste público com Atividades repaginado

O maior novo recurso do GNOME 40 parece ser uma Visão Geral das Atividades reinventada que promete uma melhor organização espacial da visão geral, navegação aprimorada no touchpad, navegação e inicialização de aplicativos mais envolventes.

Na visão geral das atividades reformulada do GNOME Shell, os espaços de trabalho agora são organizados horizontalmente e aparecerão em uma sequência contínua da esquerda para a direita, permitindo aos usuários deslocar e rolar.

Além disso, o novo design da IU apresenta ícones de aplicativos para janelas para facilitar a identificação, e o título da janela será exibido ao passar o mouse.

Embora pareça bastante semelhante ao design do GNOME 3.38, o App Grid também recebeu uma pequena mudança de design no GNOME 40, agora exibindo páginas horizontais em vez de verticalmente.

Além disso, o novo design do shell promete uma navegação e orientação intuitivas, provavelmente para melhor suportar dispositivos móveis.

“Esta é a principal motivação para mudar a orientação dos espaços de trabalho de vertical para horizontal: com os espaços de trabalho dispostos horizontalmente, o eixo vertical pode ser usado para controlar o movimento para dentro e para fora da visão geral e da grade do aplicativo”, explicou o desenvolvedor Allan Day.

Além da reformulação da interface do GNOME Shell, o GNOME 40 alpha também vem com grandes melhorias no navegador Epiphany (GNOME Web), novos recursos para a Calculadora do GNOME, como unidade de conversão de copos métricos, várias pequenas melhorias para miniaturas na área de trabalho do GNOME e melhorias acessibilidade da tela de login.

GNOME Weather também traz uma grande reformulação com novos gráficos e uma interface do usuário adaptável para dispositivos móveis e desktop.

O gerenciador de arquivos Nautilus agora oferece suporte a data/hora de criação de arquivo e controla as imagens giradas na caixa de diálogo Preferências.

Também melhorado no GNOME 40 alpha é o suporte Do-Not-Disturb, o espaçamento do seletor de aplicativos em resoluções maiores, o indicador de screencast no X11, respostas inline em notificações de chat, suporte de banda larga móvel, bem como o layout de notificação MPRIS.

Além disso, o GNOME Maps recebeu uma manipulação aprimorada de URLs do OpenStreetMap, ampliando para caixas delimitadoras nos resultados de pesquisa, redesenho de bolhas de lugar com miniaturas maiores, exibição de lista organizada e resumos da Wikipedia quando disponíveis no OpenStreetMap, bem como correções de interface do usuário mais adaptativas para exibição da rede.

Finalmente, o gerenciador de janelas Mutter agora funciona melhor no Wayland e permite que os clientes remotos da área de trabalho especifiquem a origem da rolagem, adiciona suporte para bloqueio de botão de rolagem e melhora o suporte para troca de modo tablet.

Por último, mas não menos importante, o GNOME System Monitor tem uma IU renovada e aprimorada com cores aleatórias para os núcleos, precisão de dois decimais para uso da CPU e um novo recurso de afinidade da CPU.

Com instalar do GNOME 40 alfa

Se você quiser experimentar o GNOME 40 alpha agora, terá que compilar os pacotes usando o instantâneo oficial do projeto BuildStream em sandbox, que pode ser baixado aqui, ou os pacotes fontes individuais.

Claro, você também pode usar uma versão de desenvolvimento inicial de uma futura distribuição Linux que fornecerá os pacotes GNOME 40, como o Fedora 34.

No entanto, tente ter em mente que esta é uma versão de pré-lançamento e não é adequada para uso em produção, ela se destina principalmente para fins de teste e hacking.

Por Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile