GNOME 43.5 lançado com suporte a proporção de aspecto 32:9

O Projeto GNOME anunciou o lançamento do GNOME 43.5 com suporte a proporção de aspecto 32:9, e mais. Confira as novidades dessa atualização.

O GNOME é o ambiente padrão do Ubuntu e de várias outras distribuições Linux. Muitas vezes, os usuários o usam e nem ao menos sabem seu nome porque ele simplesmente já vem instalado e funciona bem.

Agora, o Projeto GNOME lançou o GNOME 43.5 como a terceira atualização de manutenção para a mais recente série estável GNOME 43 de seu ambiente de área de trabalho amplamente usado, um lançamento que traz algumas pequenas correções de bugs e aprimoramentos.

Novidades do GNOME 43.5

GNOME 43.5 lançado com suporte a proporção de aspecto 32:9
GNOME 43.5 lançado com suporte a proporção de aspecto 32:9

Sim. O GNOME 43.5 chegou trazendo várias mudanças, sendo as mais interessantes o suporte para proporções de 32:9 e ordem aprimorada dos monitores no painel Exibir em Configurações, uso reduzido da largura de banda de memória para algumas GPUs no Mutter (43.4), bem como arrastar aprimorado e elimine o suporte e a ordenação de arquivos após renomear no Nautilus (43.3).

No GNOME 43.5 navegador da Web Epiphany (GNOME Web) foi atualizado para a versão 43.1 durante este ciclo, uma versão que adiciona a codificação adequada de URLs copiados da barra de endereço, oculta a estrela de favoritos no modo de aplicativo e evita o preenchimento automático de senhas em contextos de sandbox que abordam o Vulnerabilidade CVE-2023-26081 da versão 43.0 e versões anteriores.

Para completar, o software de virtualização GNOME Boxes agora oferece suporte a OVF como um formato de mídia de instalação reconhecido, lida melhor com a importação de imagens brutas, analisa corretamente a entrada de unidades IEC e usa o tipo mime ao validar arquivos OVA na versão 43.4.

Além disso, no GNOME 43.5 algumas regressões de foco do XWayland foram corrigidas na janela do Mutter e no gerenciador de composição, a animação go-to no GNOME Maps (43.5) foi desativada para evitar ser limitada pelo servidor de blocos, o tipo mime application/zstd foi adicionado ao gnome -autoar e os painéis Celular e Usuário em Configurações (GNOME Control Center 43.5) foram aprimorados.

Por fim, alguns pequenos vazamentos de memória também foram conectados do GNOME Shell (43.4), GNOME Software (43.5), Mutter, Epiphany e Nautilus. Claro, várias traduções de idiomas e outros bugs também foram corrigidos para uma melhor experiência de área de trabalho do GNOME.

Para saber mais sobre essa versão do GNOME, acesse a nota de lançamento.

A próxima atualização planejada é o GNOME 43.6, previsto para meados de abril de 2023.

Com instalar

Se você deseja compilar o GNOME 43.3 você mesmo, pode usar o instantâneo oficial do projeto BuildStream, que pode ser baixado aqui, ou os pacotes de fontes individuais aqui.

A maioria dos usuários será capaz de atualizar/instalar e usar o ambiente de desktop GNOME 43.3 em algum momento nas próximas semanas, quando os pacotes chegarem aos repositórios de software estáveis ​​de algumas das distribuições mais populares, incluindo Arch Linux e openSUSE Tumbleweed.

Enquanto isso, verifique os repositórios de software estáveis ​​de sua distribuição Linux favorita para os pacotes 43.2, se você já estiver usando o ambiente de área de trabalho GNOME mais recente, e atualize o mais rápido possível.

O Projeto GNOME incentiva todos os fornecedores de sistema operacional Linux que distribuem o GNOME 43.3 a atualizar o mais rápido possível.

Mais detalhes sobre como obter o GNOME estão disponíveis no site oficial.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.