GNOME 45.1 lançado com suporte para mais CPUs, e muito mais

O Projeto GNOME anunciou o lançamento do GNOME 45.1 com novos recursos e aplicativos renovados. Confira as novidades dessa atualização.

O GNOME é o ambiente padrão do Ubuntu e de várias outras distribuições Linux. Muitas vezes, os usuários o usam e nem ao menos sabem seu nome porque ele simplesmente já vem instalado e funciona bem.

Agora, o Projeto GNOME lançou o ambiente de desktop GNOME 45.1 como uma grande atualização que introduz aplicativos renovados, novos recursos, bem como inúmeras outras mudanças.

Novidades do GNOME 45.1

GNOME 45.1 lançado com suporte para mais CPUs, e muito mais
GNOME 45.1 lançado com suporte para mais CPUs, e muito mais

O GNOME 45.1 parece um lançamento pontual, mesmo que eu esperasse que ele trouxesse grandes mudanças.

Ele vem com um aplicativo de software GNOME atualizado que oferece verificações de permissão Flatpak aprimoradas e a capacidade de relatar erros relacionados ao PackageKit GPG na GUI, algumas correções de estilo e carregamento otimizado da página Detalhes do aplicativo.

O Centro de Controle do GNOME (Configurações) também foi atualizado no GNOME 45.1 com suporte para mais tipos de processadores na página Sobre, bem como a capacidade de fechar a caixa de diálogo Tamanho do Cursor na página Acessibilidade e a caixa de diálogo Atalhos na página Teclado usando a tecla Esc.

Além disso, esta versão reverte o recurso “Desativar entrada de DNS se a opção DNS automática estiver ativada” na página Rede do GNOME Control Center, que agora permite editar conexões de rede quando nenhum dispositivo estiver presente.

O GNOME 45.1 também melhora o aplicativo GNOME Calendar para ler a configuração do formato de horário 12/24h do portal, exibir popover de eventos acima dos eventos e resolver uma falha que ocorreu ao carregar algum evento específico em intervalos e fusos horários específicos.

Também foi atualizado o gerenciador de arquivos Nautilus (Arquivos), que não trava mais ao abrir a caixa de diálogo Propriedades em admin://* ou ao desmontar unidades, não salta mais para o topo ao usar a tecla Menu, reordena corretamente os marcadores ao arrastar e descarta e adiciona novamente os resultados da pesquisa ao alternar o modo de visualização.

Fora isso, o leitor de tela Orca recebeu melhorias para suporte a marcadores e não apresenta mais widgets personalizados como imagens.

Além disso, o aplicativo GNOME Maps recebeu mais validação dos parâmetros do plug-in de trânsito, melhorou a busca por rotas recentes e reduziu o tempo limite ao baixar arquivos de serviço.

Por último, mas não menos importante, o libnotify 0.8.3 está presente no GNOME 45.1 como uma atualização importante que aborda problemas críticos de segurança de estabilidade que afetam aplicativos Electron que dependem de notificações do Portal.

Os desenvolvedores do GNOME recomendam fortemente que todos os usuários atualizem a biblioteca libnotify para a versão 0.8.3.

Para saber mais sobre essa versão do GNOME, acesse a nota de lançamento.

O próximo lançamento pontual, GNOME 45.2, está agendado para o início de dezembro de 2023.

Com instalar

Se você deseja compilar o GNOME 45 você mesmo, pode usar o instantâneo oficial do projeto BuildStream, que pode ser baixado aqui, ou os pacotes de fontes individuais aqui.

A maioria dos usuários será capaz de atualizar/instalar e usar o ambiente de desktop GNOME 45.1 em algum momento nas próximas semanas, quando os pacotes chegarem aos repositórios de software estáveis ​​de algumas das distribuições mais populares, incluindo Arch Linux e openSUSE Tumbleweed.

Enquanto isso, verifique os repositórios de software estáveis ​​de sua distribuição Linux favorita para os pacotes dessa atualização, e atualize o mais rápido possível.

O Projeto GNOME incentiva todos os fornecedores de sistema operacional Linux que distribuem o GNOME a atualizar o mais rápido possível.

Mais detalhes sobre como obter o GNOME estão disponíveis no site oficial.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.