GNOME Shell está sendo adaptado para dispositivos móveis

Além da Phosh, a interface da Purism, o GNOME Shell está sendo adaptado para dispositivos móveis. Confira os detalhes desse trabalho.

O ambiente de desktop GNOME é uma das interfaces de usuário e suítes de aplicativos mais populares disponíveis para distribuições Linux de desktop.

Agora, uma equipe de desenvolvedores está trabalhando para trazer o GNOME para dispositivos móveis que executam sistemas operacionais baseados em Linux.

GNOME Shell está sendo adaptado para dispositivos móveis

GNOME Shell está sendo adaptado para dispositivos móveis
GNOME Shell está sendo adaptado para dispositivos móveis

O GNOME Shell para dispositivos móveis fornece uma interface de usuário amigável ao toque otimizada para smartphones e tablets. E embora pareça um pouco com Android ou iOS à primeira vista, existem algumas diferenças importantes.

A equipe do GNOME descreveu alguns deles em um artigo sobre atualizações recentes do GNOME Shell no celular.

Como outras interfaces de usuário móveis modernas, você interage com o shell do GNOME usando toques, swipes e outras navegação baseada em gestos.

A diferença é que o Android tem três visualizações diferentes para navegação: uma tela inicial, gaveta de aplicativos e visualização multitarefa. E o iOS tem dois: tela inicial e multitarefa.

Mas o GNOME Shell tem uma única tela que permite visualizar e iniciar aplicativos e alternar entre aplicativos em execução usando gestos. Não há necessidade de esperar o carregamento de uma nova tela.

Em poucas palavras, você pode deslizar de baixo para cima em qualquer tela para ver uma lista de aplicativos instalados, imagens em miniatura mostrando todos os aplicativos em execução no momento e uma caixa de pesquisa.

GNOME Shell está sendo adaptado para dispositivos móveis
GNOME Shell está sendo adaptado para dispositivos móveis

Você pode tocar no ícone de um aplicativo para iniciar um novo aplicativo, inserir um termo na caixa de pesquisa para encontrar um aplicativo ou deslizar entre os aplicativos em execução para alternar qual aplicativo é executado em primeiro plano.

Você também pode continuar deslizando para cima para reduzir as miniaturas de multitarefa e fornecer mais espaço para ícones de aplicativos. E você pode deslizar as visualizações em miniatura para cima para remover um aplicativo da seção multitarefa.

Digitar na caixa de pesquisa trará resultados relevantes, incluindo aplicativos e configurações.

Outras atualizações recentes do GNOME Shell para dispositivos móveis incluem um teclado aprimorado otimizado para telas estreitas com suporte para digitação baseada em gestos.

O teclado também faz um trabalho melhor para descobrir quando aparecer e quando deve ficar oculto, dependendo de quais atividades você está usando o telefone. E a visualização de configurações rápidas foi atualizada para incluir notificações no mesmo menu.

O GNOME Shell ainda é um trabalho em andamento. Alguns dos recursos que ainda não estão disponíveis, mas que estão no roteiro, incluem suporte para chamadas de emergência, feedback tátil, desbloqueio de PIN e chamadas telefônicas na tela de bloqueio.

Você pode encontrar mais detalhes, bem como alguns breves vídeos de demonstração adicionais, no blog do GNOME.

Os desenvolvedores do postmarketOS também estão trabalhando para adicionar suporte ao GNOME Shell à sua distribuição Linux móvel, portanto, em breve você poderá instalar compilações do sistema operacional em telefones suportados ou outros dispositivos móveis com o GNOME Shell pré-instalado ou instalá-lo você mesmo a partir de um repositório.

A propósito, o GNOME Shell para dispositivos móveis não é a única interface de usuário baseada no GNOME para dispositivos móveis. Phosh, a interface da Purism, também é construída sobre o GNOME.

É a interface de usuário padrão para o software PureOS da empresa que vem no smartphone Librem 5 e está em desenvolvimento há anos. Phosh também está disponível para outras distribuições Linux móveis.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.