GNOME shell mais rápido no 20.04? Saiba o que foi feito alcançar esse objetivo

GNOME shell mais rápido no 20.04? Saiba o que foi feito alcançar esse objetivo
GNOME shell mais rápido no 20.04? Saiba o que foi feito alcançar esse objetivo

Daniel Van Vugt, da Canonical, detalhou o que foi feito para tornar o GNOME shell mais rápido no 20.04. Conheça algumas dessas melhorias.

Daniel van Vugt é um nome que muitos de vocês conhecerão devido a seus esforços anteriores para melhorar o desempenho do GNOME Shell no Ubuntu.

GNOME shell mais rápido no 20.04? Saiba o que foi feito alcançar esse objetivo

Portanto, você não ficará surpreso ao saber que esse desenvolvedor em particular, mais uma vez, desempenhou um papel importante no fornecimento de grandes melhorias de desempenho no desktop GNOME Shell, apresentado no recente lançamento do Ubuntu 20.04 LTS.

Agora, ele detalhou o que foi feito para tornar o GNOME shell mais rápido no 20.04.

GNOME shell mais rápido no 20.04? Saiba o que foi feito alcançar esse objetivo

Em uma nova postagem no fórum, Daniel explica mais detalhadamente suas alterações no código sagaz, já que parte do esforço de engenharia envolvido é incrivelmente complicado.

Por exemplo, eu não esperava ver a palavra “fóton” surgir em relação à suavidade da animação da interface. No entanto, como Daniel explica:

“Agora estamos sendo muito específicos sobre quando os fótons são emitidos, podemos sincronizar o conteúdo da tela mais de perto com o ponteiro do mouse […] Então, quando você arrasta as janelas no Ubuntu 20.04, elas ficam mais próximas do ponteiro do mouse.”

Mas não para por aí. Outras mudanças específicas que Daniel e outros desenvolvedores do GNOME trabalharam neste ciclo incluem:

  • Animações mais suaves com menor latência, incluindo enxame;
  • Correção de memória na escala de exibição;
  • Mover o mouse não envolve mais JavaScript;
  • A grade de ícones responde pode abrir/fechar mais rapidamente;
  • Animações deslizantes da janela mais “eficientes”;
  • Desempenho ligeiramente melhor quando várias coisas mudam na tela;
  • GJS mais rápido.

É interessante ouvir que uma animação “enxame” mais suave é reproduzida quando você clica no botão Aplicativos no Dock do Ubuntu, pois eu não a vejo.

Eu acho que a animação swarm funciona melhor quando “quente” (ou seja, usada recentemente). Lançá-lo a frio ainda me dá um quadro estranho ou um ‘salto’ de redimensionamento na conclusão da animação.

Ainda assim, essas melhorias são excelentes para ouvir – mesmo que eu não entenda todas as nuances por trás delas! E é encorajador ouvir Daniel acrescentar que “… o desempenho continuará a melhorar em versões futuras”.

O que está sendo falado no blog

publicado
Categorizado como Arch, bodhi, CentOS, Debian, Deepin, Elementary, Fedora, Linux, Linux Mint, Notícias, Open Source, openSUSE, Software livre, Ubuntu Marcado com , , ,

Por Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile