GNOME Shell Vanilla no Ubuntu e derivados? Veja como instalar

GNOME Shell Vanilla no Ubuntu 17.10? Veja como instalar
GNOME Shell Vanilla no Ubuntu 17.10? Veja como instalar

Se você não gostou das personalizações feitas pela Canonical no Gnome, veja como instalar o GNOME Shell Vanilla no Ubuntu e derivados.

Nem todo mundo gosta das mudança que a Canonical fez no Gnome a partir do Ubuntu 17.10. Algumas pessoas preferem a experiência direta do GNOME, em oposição à área de estilo Unity oferecida na nova versão do Ubuntu.

Felizmente, se você quiser usar o GNOME Shell, como os desenvolvedores do GNOME pretendem que seja, você pode fazê-lo com muita facilidade usando o GNOME Shell Vanill no Ubuntu 17.10 ou superior.

Só para conferir, as principais diferenças entre o Gnome do Ubuntu e o GNOME Shell Vanilla, é que este último não possui Ubuntu Dock, nem suporte a indicador de aplicativo, a janela de aplicativo dele mostra apenas um botão ‘fechar’, usa o Tema de shell padrão, Atividades Hot Corner, Adwaita GTK e tema do ícone, ícones simbólicos são usados ​​no menu de aplicativos e ele usa a fonte Cantarell.

Como instalar o GNOME Shell Vanilla no Ubuntu e derivados, e seus derivados

Para instalar o GNOME Shell Vanilla no Ubuntu e derivados, você deve fazer o seguinte:

Passo 1. Abra um terminal (no Unity use as teclas CTRL + ALT + T);
Passo 2. Instale o ambiente usando o seguinte comando;

sudo apt install gnome-session

Passo 3. Para obter a tela de login do GDM3 para usar o esquema de cores do GNOME padrão, você precisa executar esse comando;

sudo update-alternatives --config gdm3.css

Passo 4. Para fazer a instalação de uma série de aplicativos principais do GNOME, use o comando abaixo;

sudo apt install gnome-maps gnome-weather polari gnome-documents gnome-photos gnome-music

Quando a instalação terminar, tudo o que você precisa fazer para começar a usá-lo, é sair da sessão atual, clicar na engrenagem na tela de login, selecionar ‘GNOME’ (ou ‘GNOME no Xorg’) e fazer o login normalmente.

Por Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile