Ícone do site Blog do Edivaldo – Informações e Notícias sobre Linux

GNU Radio 3.9 lançado com melhorias, correções de bugs e muito mais

E foi lançado o GNU Radio 3.9 com melhorias, correções de bugs e muito mais. Confira as novidades e veja onde baixar e como instalar no Linux.

GNU Radio é uma plataforma que inclui um conjunto de programas e bibliotecas que permitem criar sistemas de rádio arbitrários, esquemas de modulação e a forma de sinais recebidos e enviados em que são configurados em software e dispositivos ferramentas de hardware simples para capturar e gerar sinais.

Em combinação com transceptores programáveis ​​universais que não estão vinculados à banda de frequência e ao tipo de modulação do sinal, a plataforma pode ser usada para criar dispositivos como estações base para redes GSM, dispositivos para leitura remota de etiquetas RFID (IDs e passes eletrônicos, cartões inteligentes), receptores GPS, WiFi, receptores e transmissores de rádio FM, decodificadores de TV, radares passivos, analisadores de espectro, etc.

Além do USRP, o pacote pode usar outros componentes de hardware para entrada e saída de sinal, por exemplo, drivers estão disponíveis para placas de som, sintonizadores de TV, BladeRF, Myriad-RF, HackRF, UmTRX, Softrock, Comedi, Funcube, FMCOMMS, USRP e dispositivos S-Mini.

Agora, após um ano e meio de desenvolvimento, uma nova versão significativa da plataforma de processamento de sinal digital GNU Radio 3.9 gratuita foi lançada e nesta nova versão houve mudanças na organização de desenvolvimento, bem como melhorias no suporte e muito mais.

Novidades do GNU Radio 3.9

GNU Radio 3.9 lançado com melhorias, correções de bugs e muito mais

Nesta nova versão do GNU Radio 3.9 foram feitas mudanças importantes para participar do desenvolvimento e é nessa hora que a assinatura de um CLA não é mais necessária, ao invés do qual o desenvolvedor só precisa confirmar que tem o direito de transferir o código e não tenta se apropriar do código de outra pessoa.

O documento Developer Certificate of Origin (DCO) é usado para formalizar a transferência de código, que tem sido usado desde 2004 para transferir mudanças para o kernel do Linux.

Para rastrear o autor, uma linha “Assinado por: nome do desenvolvedor e email” (git commit -s) é anexada a cada mudança.

Ao anexar essa assinatura ao patch, o desenvolvedor confirma sua autoria do código transferido e aceita sua distribuição como parte do projeto ou como parte do código sob uma licença gratuita.

Outra mudança que se destaca na nova versão do GNU Radio 3.9 é a descontinuação do uso do gerador SWIG API, já que o PyBind11 agora é usado para vincular código C/C++ e Python, o que requer código adicional, mas fornece uma forma mais previsível e resultado estável.

Junto com a mudança para PyBind, muito trabalho foi feito para modernizar o código da GUI para GRC (GNU Radio Companion).

Adicionado um novo módulo gr-network para criar blocos de rede que suportam TCP e UDP.
A GUI gr-qtgui adicionou gráficos para azimute, distância e autocorrelação, exibição de bússola fornecida e painel vertical adicionado.

Suporte para UHD 4.0 (driver de hardware USRP) foi adicionado e uma nova API para a criação de filtros foi proposta.

Suporte para Python 2 removido, agora requer pelo menos Python 3.6.5 para funcionar.

Dependências atualizadas: numpy 1.13.3, VOLK 2.4.1, CMake 3.10.2, Boost 1.65, Mako 1.0.7, PyBind11 2.4.3. Dos compiladores, GCC 8.3.0, Clang 11.0.0 e MSVC 1910 (Microsoft VS 2017 15.0) são suportados.

A biblioteca libsndfile está incluída nas dependências. VOLK (Vector Optimized Library of Kernels) mudou de submódulos para uma dependência separada.

Além disso, as construções C++ 14 são permitidas, mas o código que continua a usar o Boost continua a usar as construções C ++ 11. Além disso, cabeçalhos com informações de licença no formato SPDX foram adicionados ao código.

Para saber mais sobre essa versão do GNU Radio, acesse a nota de lançamento.

Como instalar ou atualizar o GNU Radio

Para instalar a versão mais recente do GNU Radio nas principais distribuições Linux, acesse a wiki do projeto

Sair da versão mobile