GnuCOBOL 3.2 lançado com novos recursos e melhorias

Após mais de 2 anos em desenvolvimento, foi lançado o GnuCOBOL 3.2. Confira os detalhes dessa importante atualização.

GnuCOBOL é um compilador COBOL gratuito/livre. GnuCOBOL produz executáveis ​​nativos a partir do código-fonte COBOL. É conhecido por funcionar em Linux, BSD, muitos Unixes proprietários, macOS e Windows, entre outros.

Agora, para aqueles que gostam da linguagem de programação COBOL e continuam a usá-la em novos esforços de desenvolvimento, o GnuCOBOL 3.2 foi lançado na última sexta-feira (28/07) como a atualização de recurso mais recente para este esforço de software livre de mais de 21 anos em ser uma implementação COBOL de código aberto.

Novidades do GnuCOBOL 3.2

GnuCOBOL 3.2 lançado com novos recursos e melhorias
GnuCOBOL 3.2 lançado com novos recursos e melhorias

O GnuCOBOL transcompila o código COBOL para C e continua acompanhando os padrões COBOL. Com o GnuCOBOL 3.2, há uma manipulação de dialeto aprimorada e tempos de execução “altamente aprimorados” para várias instruções, além de reduzir o uso de memória.

Esta atualização do GnuCOBOL também traz melhorias de fileio, melhorias para depuração de nível de origem com GDB e Coredump e melhorias para manipulação de compilações reproduzíveis.

O GnuCOBOL 3.2 inclui muitos novos recursos em comparação com a versão anterior, mantendo a compatibilidade total da fonte.

Em resumo, aqui estão alguns dos destaques:

  • manipulação de dialeto aprimorada, incluindo padrões alterados para melhor corresponder ao dialeto selecionado (consulte NEWS se você compilar com qualquer -std para saber mais sobre as implicações), um novo dialeto GCOS completo e suporte para mais instruções COBOL, funções intrínsecas e sintaxe de ambos “antigos ” e novos dialetos
  • tempos de execução altamente aprimorados para várias instruções, juntamente com menos uso de memória, especialmente se as verificações de tempo de execução estiverem ativadas
  • fileio muda para oferecer suporte a LINE-SEQUENTIAL por COBOL2023 e opções de tempo de execução para alterar a maneira como os arquivos são manipulados, consulte NEWS e runtime.cfg
  • melhorias para depuração de nível de origem via GDB e suporte coredump

Para saber mais sobre essa versão do GnuCOBOL, acesse a nota de lançamento.

Downloads e mais detalhes sobre o GnuCOBOL 3.2 através da lista de discussão GNU.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

1 comentário em “Como converter imagens para vídeo no Linux”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.