Godot 4 está se preparando para entrar em beta

O Godot 4 está se preparando para entrar em beta, e terá recursos congelados na próxima semana. Confira os detalhes dessa fase.

O Godot Engine é um mecanismo de jogo multiplataforma repleto de recursos para criar jogos 2D e 3D a partir de uma interface unificada. Ele é um motor de jogo de código aberto (coberto pela licença MIT) desenvolvido pela comunidade do Godot Engine.

Ele foi desenvolvido inicialmente pela OKAM no começo de 2001. Em fevereiro de 2014 o código fonte dele foi publicado no GitHub sob a licença MIT, e em dezembro de 2014, foi disponibilizada a versão 1.0.

Godot fornece um conjunto abrangente de ferramentas comuns, para que os usuários possam se concentrar em criar jogos sem precisar reinventar a roda.

Os jogos produzidos nele podem ser exportados em um clique para várias plataformas, incluindo as principais plataformas de desktop (Linux, Mac OSX, Windows), além de plataformas móveis (Android, iOS) e baseadas na Web (HTML5).

Agora, o projeto está se preparando para seu marco Godot 4.0 Beta 1 e, como parte disso, iniciará o congelamento de recursos para esta grande atualização do mecanismo.

Godot 4 está se preparando para entrar em beta

Godot 4 está se preparando para entrar em beta
Godot 4 está se preparando para entrar em beta

Sim. O Godot 4 está se preparando para entrar em beta. Os desenvolvedores da Godot estão planejando para 3 de agosto o início do congelamento de recursos para Godot 4.0.

Os desenvolvedores estão atualmente antecipando que o lançamento do Godot 4.0 Beta 1, por sua vez, acontecerá nas próximas cinco a seis semanas, basicamente no início de setembro.

Quanto ao que se espera deste congelamento de recursos e congelamento beta,

“Alguns trabalhos ainda podem ser permitidos durante a fase beta. Recursos maiores ainda podem ser mesclados, se tiverem sido aprovados antes do lançamento do beta 1. Melhorias menores também podem ser aprovadas, dado que eles têm um suporte razoavelmente alto. A quebra de compatibilidade neste ponto deve ser mínima ou melhor ainda evitada.”

Godot 4.0 apresentará seu muito antecipado renderizador Vulkan e vários outros aprimoramentos de renderizador, AA temporal, suporte OpenXR, suporte de texto para fala, muitos aprimoramentos de editor, melhor documentação e uma ampla variedade de outros aprimoramentos realizados nos últimos anos. Godot 4.0, quando lançado como estável, será um grande passo à frente por ser um mecanismo de jogo de código aberto atraente.

Mais detalhes sobre a próxima fase beta do Godot 4.0 via GodotEngine.org.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.