Ícone do site Blog do Edivaldo – Informações e Notícias sobre Linux

Google atingiu seu objetivo de remover o subdomínio WWW do Chrome

Depois de trabalhar silenciosamente na tarefa, finalmente o Google atingiu seu objetivo de remover o subdomínio WWW do Chrome. Confira os detalhes da mudança.

Quando o Chrome 76 foi lançado, o Google decidiu não mostrar mais o “subdomínio trivial” na barra de endereços ao visitar um site. Isso significa que, se você estiver visitando www.edivaldobrito.com.br, o Chrome mostrará apenas edivaldobrito.com.br na barra de endereços, conforme ilustrado na imagem abaixo.

Google atingiu seu objetivo de remover o subdomínio WWW do Chrome

Google atingiu seu objetivo de remover o subdomínio WWW do Chrome

Com o lançamento do Chrome 79, o Google completou seu objetivo de apagar o www do navegador, deixando de permitir que os usuários do Chrome mostrem automaticamente o subdomínio trivial da www na barra de endereços.

Segundo um engenheiro do Google, www é considerado um subdomínio trivial porque “não é uma informação com a qual a maioria dos usuários precisa se preocupar na maioria dos casos”.

Muitos usuários, no entanto, achavam que esse era um problema de segurança, poderia ser confuso para os usuários e é tecnicamente incorreto, porque www.dominio.com nem sempre é o mesmo host que dominio.com.

O Google, no entanto, permitiu que os usuários que desejassem ver o subdomínio www na barra de endereços desabilitassem o sinalizador #omnibox-ui-hide-steady-state-url-trivial-subdomains do Chrome ou instale a extensão para o Chrome, Google’s Suspicious Site Reporter.

Mesmo quando o sinalizador #omnibox-ui-hide-steady-state-url-trivial-subdomains acabou oculto no Chrome 78, os usuários puderam disponibilizá-lo novamente ativando o chrome://flags/#temporary-unexpire-flags-m76 flag.

Com o lançamento do Chrome 79, os sinalizadores #omnibox-ui-hide-steady-state foram completamente removidos do navegador e a única maneira de mostrar www na barra de endereços é clicar duas vezes na barra de endereços para editar a URL ou instala a já citada extensão do Google Chrome.
 
Isso é algo que a grande maioria dos usuários não sabe ou não quer fazer.

Mas, independentemente de qual lado você esteja em relação ao debate do ‘www’, se você é um usuário do Chrome: Tchau, www!

E você? O que acha dessa mudança? Deixe sua opinião nos comentários!

O que está sendo falado no blog

No Post found.

Blog do Edivaldo – Informações e Notícias sobre Linux

Ir para o topo