Google Grupos está encerrando o suporte à Usenet

Para combater spam, o Google Grupos está encerrando o suporte à Usenet. Confira os detalhes dessa importante mudança.

O Google anunciou oficialmente que está encerrando o suporte a grupos Usenet em sua plataforma Google Grupos, um movimento parcialmente atribuído à crescente luta da plataforma com conteúdo de spam.

Google Grupos está encerrando o suporte à Usenet

Google Grupos está encerrando o suporte à Usenet
Google Grupos está encerrando o suporte à Usenet

Sim. O Google Grupos está encerrando o suporte à Usenet. As próximas alterações entrarão em vigor a partir de 22 de fevereiro de 2024, após o qual os usuários não poderão mais postar, assinar ou visualizar novo conteúdo da Usenet por meio dos Grupos do Google.

No entanto, o conteúdo histórico da Usenet publicado antes desta data limite permanecerá acessível para visualização e pesquisa na plataforma.

O Google diz que a mudança se deve principalmente ao declínio dos grupos Usenet baseados em texto, com a plataforma sendo usada principalmente para compartilhar arquivos ou postar spam.

A Usenet agora é comumente usada para compartilhar conteúdo protegido por direitos autorais, como videogames, aplicativos, filmes e programas de TV.

“Nos últimos anos, a actividade legítima em grupos Usenet baseados em texto diminuiu significativamente porque os utilizadores mudaram para tecnologias e formatos mais modernos, como redes sociais e fóruns baseados na web”, explica um documento de suporte sobre a mudança futura.

“Grande parte do conteúdo divulgado pela Usenet hoje é compartilhamento de arquivos binários (não textuais), que os Grupos do Google não suportam, bem como spam.”

Google Grupos está encerrando o suporte à Usenet
Google Grupos está encerrando o suporte à Usenet – Spam em Grupos do Google Fonte: BleepingComputer

Essa mudança também marca o fim dos serviços de servidor Network News Transfer Protocol (NNTP) do Google, incluindo seu peering de conteúdo com outros servidores NNTP.

Como resultado, o Google não apoiará a disseminação de novos conteúdos da Usenet ou a sua troca com outros servidores.

É importante ressaltar que esta atualização não afetará o conteúdo não pertencente à Usenet nos Grupos do Google, que inclui a grande maioria dos grupos criados por usuários e organizações atualmente ativos na plataforma.

Para aqueles que usam ativamente o conteúdo da Usenet, o Google forneceu orientações sobre a transição para plataformas alternativas.

Os usuários são aconselhados a encontrar um novo cliente Usenet e um servidor Usenet público, dizendo que existem inúmeras opções gratuitas e pagas disponíveis.

O Google sugere a realização de pesquisas na web sobre “como faço para encontrar um cliente de texto Usenet” e “servidores NNTP públicos” para auxiliar nessa transição.

Como a Usenet é um sistema distribuído, não há necessidade de migração de dados.

Todo o conteúdo da Usenet atualmente acessível nos Grupos do Google deve estar disponível nos novos servidores selecionados pelos usuários e, uma vez escolhidos um novo cliente e servidor, os usuários podem simplesmente selecionar novamente seus grupos preferidos para continuar seu envolvimento com o conteúdo da Usenet.

Na sua declaração, o Google também destacou o declínio da atividade legítima em grupos Usenet baseados em texto, atribuindo esta tendência à mudança dos utilizadores para tecnologias de comunicação modernas, como as redes sociais e os fóruns baseados na web.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.