GPD Pocket 3 será um tablet conversível, modular, com suporte a caneta

Um nova imagem revela que o GPD Pocket 3 será um tablet conversível, modular, com suporte a caneta. Confira os detalhes desse equipamento.

A fabricante chinesa de dispositivos GPD vem fabricando computadores portáteis há vários anos, incluindo modelos projetados para jogos, uso geral ou funções de administração de TI.

Mas diferente dos modelos anteriores, o GPD Pocket 3 será um tablet conversível, modular, com suporte a caneta.

GPD Pocket 3 será um tablet conversível, modular, com suporte a caneta

GPD Pocket 3 será um tablet conversível, modular, com suporte a caneta
GPD Pocket 3 será um tablet conversível, modular, com suporte a caneta

Sim. O próximo GPD Pocket 3 terá três recursos que a empresa nunca ofereceu antes.

O primeiro é um design modular que aprendemos na semana passada, permitindo que você decida se o lado direito traseiro do computador tem uma porta USB ou outra coisa.

Agora o GPD lançou uma nova imagem que mostra dois outros novos recursos:

  • Um design estilo tablet conversível
  • Suporte para caneta

Como esperado, o GPD Pocket 3 terá um teclado QWERTY com teclas que parecem ser grandes o suficiente para digitação, bem como um pequeno touchpad acima da seção direita do teclado e botões de clique do mouse acima do lado esquerdo.

Há um botão liga/desliga acima do centro do teclado, e eu não ficaria surpreso se ele tivesse um sensor de impressão digital embutido.

A pequena tela do computador é conectada ao teclado por uma única dobradiça no centro do dispositivo.

Em vez de uma dobradiça 360 estilo Yoga que empurra a tela para trás para uso no modo tablet, este é um conversível antigo com uma dobradiça que gira 180 graus horizontalmente até que a tela fique voltada para longe do teclado.

Em seguida, você pode fechar a tampa do teclado e segurar o Pocket 3 como um tablet.

Se o design do GPD Pocket 3 está lhe dando um déjà vu, pode ser porque vimos algo muito semelhante recentemente.

O One Netbook A1 é um computador portátil lançado em 2020 que possui uma tela de toque de 7 polegadas, 1920 x 1200 pixels, e dobradiça de estilo giratório de 180 graus que permite que ele se dobre sobre o teclado para uso no modo tablet e suporte para uma caneta opcional sensível à pressão.

GPD Pocket 3 será um tablet conversível, modular, com suporte a caneta
GPD Pocket 3 será um tablet conversível, modular, com suporte a caneta

O A1 do One Netbook, que parecia ser a resposta da empresa ao GPD MicroPC, também tem uma porta Gigabit Ethernet e uma porta COM RS-232.

O computador é alimentado por um processador Intel Core m3-8100Y e tem 8 GB de RAM, um SSD de 256 GB e um preço inicial de cerca de US $ 660 no momento.

Agora parece que o GPD está retirando uma página do manual do One Netbook para o próximo Pocket 3, embora a versão do GPD terá um touchpad maior (em vez de um ponteiro óptico) e provavelmente contará com um processador Intel mais recente desde o Core m3-8100Y foi descontinuado.

O GPD ainda não anunciou especificações detalhadas, então não sabemos nada sobre o tamanho ou resolução da tela, que tipo de caneta vem com, ou quais módulos estarão disponíveis para essa seção modular.

Mas a empresa marcou um post no Twitter #Intel, sugerindo que o pequeno computador será movido por um processador Intel não especificado (embora outro tweet recente também use #amd, então é possível que a empresa ofereça várias opções de processador, como é feito com o GPD Win Max 2021).

Alguns outros recursos esperados incluem uma webcam, uma porta HDMI de tamanho normal, duas portas USB Tipo A, um conector de fone de ouvido e uma porta Ethernet.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.