GPUs NVIDIA serão fabricadas em fundições Intel em um futuro próximo

Segundo alguns relatórios recentes das duas empresas, as GPUs NVIDIA serão fabricadas em fundições Intel em um futuro próximo.

A NVIDIA é um dos fabricantes de GPU mais relevantes, se não o mais relevante, no mundo atualmente. Claro, a empresa tem um forte concorrente como a AMD.

Mas mesmo assim, sua série NVIDIA RTX está entre as placas gráficas mais desejadas do mundo. Portanto, é natural que os entusiastas da tecnologia acompanhem as notícias no que diz respeito à NVIDIA.

Um novo relatório sugere uma mudança que pode desempenhar um grande papel na estratégia da empresa.

De acordo com relatórios recentes, as futuras GPUs da NVIDIA podem ser fabricadas por uma empresa que quase se destaca como concorrente – a Intel.

GPUs NVIDIA serão fabricadas em fundições Intel em um futuro próximo

GPUs NVIDIA serão fabricadas em fundições Intel em um futuro próximo
GPUs NVIDIA serão fabricadas em fundições Intel em um futuro próximo

As primeiras palavras foram reveladas pelo CEO da NVIDIA. Portanto, isso é algo muito possível de acontecer. A declaração sugere que ambas as empresas estão negociando.

Após o anúncio, o chefe da Intel, Pat Gelsinger, também ecoou a declaração de Huang. Isso sugere que as duas empresas provavelmente estão em um estágio avançado de colaboração.

Isso é bastante interessante, afinal, espera-se que a Intel traga suas GPUs de consumo para o mercado nos próximos anos. Ele tem trabalhado para construir isso por um tempo. A NVIDIA, por outro lado, é um dos maiores nomes da indústria de GPUs.

Se a Intel quer ter sucesso na categoria, a NVIDIA certamente será uma rival a ser vencida. No entanto, podemos não ver muita concorrência se a Intel produzir futuros chips NVIDIA. Talvez as duas empresas continuem trocando notas aqui e ali no futuro.

GPUs NVIDIA serão fabricadas em fundições Intel em um futuro próximo
GPUs NVIDIA serão fabricadas em fundições Intel em um futuro próximo

Huang, da NVIDIA, disse:

“Temos trabalhado em estreita colaboração com a Intel, compartilhando nosso roteiro muito antes de ela compartilhá-lo com o público, há anos. A Intel conhece nossos segredos há anos. A AMD também conhece nossos segredos há anos. Somos maduros o suficiente para perceber que precisamos colaborar.”

A declaração destaca o nível de argumentos de não divulgação e linhas tênues que são usadas entre essas empresas, por uma razão essencial.

Enquanto cada um deles, como NVIDIA, Intel ou mesmo AMD, deseja que seu hardware tenha sucesso sobre os outros. A experiência do usuário para os consumidores precisa ser uniforme.

Como resultado, a maioria dos especialistas em tecnologia tem uma quantidade razoável de colaboração entre si para criar produtos de acordo com os padrões comuns de todo o setor.

Essa colaboração entre a NVIDIA e a Intel será semelhante ao que a Apple e a Samsung costumam ter. Samsung e Apple são, talvez, as maiores rivais no segmento de smartphones.

No entanto, a Samsung fabrica monitores e outras tecnologias para iPhones da Apple há anos. Talvez, veremos uma situação semelhante acontecendo com Intel e NVIDIA. A Intel Foundries pode até funcionar como um braço separado da Intel.

A NVIDIA tem mirado alto nos últimos anos. A empresa estava inclusive na tentativa de adquirir a ARM – a empresa que basicamente dita o mundo das CPUs móveis com seus designs de núcleo. Mas o negócio parece ser impossível agora.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.