Instalação do patch RSR da Apple em iPhones está falhando

Lançado para aplicar correções em dispositivos iOS 16.4.1 e macOS 13.3.1, a instalação do patch RSR da Apple em iPhones está falhando

Sim. A Apple lançou os primeiros patches Rapid Security Response (RSR) para dispositivos iOS 16.4.1 e macOS 13.3.1, e infelizmente, alguns usuários estão tendo problemas para instalá-los em seus iPhones.

Instalação do patch RSR da Apple em iPhones está falhando

Instalação do patch RSR da Apple em iPhones está falhando
Instalação do patch RSR da Apple em iPhones está falhando

Como a empresa descreve em um documento de suporte publicado recentemente, os patches RSR são atualizações de pequeno porte que visam as plataformas iPhone, iPad e Mac e corrigem problemas de segurança entre as principais atualizações de software.

Algumas dessas atualizações de segurança fora de banda também podem ser usadas para lidar com vulnerabilidades exploradas ativamente em ataques.

“Eles fornecem importantes melhorias de segurança entre as atualizações de software – por exemplo, melhorias no navegador Safari, na pilha de estrutura WebKit ou em outras bibliotecas críticas do sistema”, explica a Apple.

“Eles também podem ser usados para mitigar alguns problemas de segurança mais rapidamente, como problemas que podem ter sido explorados ou relatados como existentes ‘na natureza'”.

Você pode seguir as etapas a seguir para verificar se os patches RSR estão disponíveis para o seu dispositivo:

  • iPhone ou iPad: Vá em Ajustes > Geral > Atualização de Software > Atualizações Automáticas e certifique-se de que a opção “Respostas de Segurança e Arquivos do Sistema” esteja ativada.
  • Mac: escolha o menu Apple > Configurações do sistema. Clique em Geral na barra lateral e clique em Atualização de software à direita. Clique no botão Mostrar detalhes ao lado de Atualizações automáticas e certifique-se de que “Instalar respostas de segurança e arquivos do sistema” esteja ativado.

Se você desativar as atualizações automáticas ou recusar a instalação do Rapid Security Responses quando oferecido, seu dispositivo receberá os patches de segurança como parte de uma futura atualização de software.

Instalação do patch RSR da Apple em iPhones está falhando
Instalação do patch RSR da Apple em iPhones está falhando – Primeiro patch RSR para Macs (BleepingComputer)

De acordo com relatórios de usuários [1, 2, 3, 4], a atualização RSR entregue hoje para iPhones também falha na instalação em alguns dispositivos com erros “Não é possível verificar a resposta de segurança”.

“iOS Security Response 16.4.1 (a) falhou na verificação porque você não está mais conectado à Internet”, diziam os erros.

Apesar disso, como o site BleepingComputer confirmou, os dispositivos afetados estão conectados à Internet e um bug do lado do servidor provavelmente causa os problemas.

Enquanto as respostas rápidas de segurança de hoje estão sendo lançadas para todos os usuários de iOS e macOS, a Apple ainda não compartilhou quais melhorias de segurança elas trazem.

A página “Atualizações de segurança da Apple”, que geralmente lista as atualizações de segurança mais recentes, não possui detalhes sobre os patches RSR de hoje, e a Apple ainda não compartilhou onde compartilhará essas informações.

A única informação compartilhada na tela de atualização é que “Esta resposta rápida de segurança fornece correções de segurança importantes e é recomendada para todos os usuários. Para saber mais, visite: https://support.apple.com/HT201224.”

No entanto, a página vinculada nas notas de versão é a página de suporte publicada esta semana para explicar o que são as Respostas Rápidas de Segurança, que não fornece detalhes adicionais sobre quais vulnerabilidades de segurança foram corrigidas hoje.

Um porta-voz da Apple não estava imediatamente disponível para comentar quando contatado pela BleepingComputer para obter mais detalhes sobre o que foi corrigido nas atualizações RSR de hoje e o que está causando os problemas de instalação.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.