Instalar o Houseparty pode ser seu maior erro de privacidade

Confira alguns depoimentos e entenda porque instalar o Houseparty pode ser seu maior erro de privacidade, mesmo com todas as vantagens que ele oferece.

Após a pandemia de coronavírus e as pessoas que estão sendo solicitadas a ficar em ambientes fechados, os aplicativos de videoconferência e outras ferramentas de telecomunicações estão testemunhando um enorme aumento no tráfego.

Instalar o Houseparty pode ser seu maior erro de privacidade
Instalar o Houseparty pode ser seu maior erro de privacidade

Mas não é nada parecido com o aplicativo Epic Games Houseparty, que cresceu em popularidade entre adolescentes e adultos. E mais de 2 milhões de downloads de aplicativos foram registrados na semana passada.

Lançado em 2016, o aplicativo de bate-papo por vídeo permite que os usuários joguem jogos durante a videochamada.
 
No entanto, tudo o que reluz não é ouro. Especialistas alertam que o aplicativo Houseparty pode estar coletando “uma quantidade preocupante de informações pessoais”.

Instalar o app Houseparty pode ser seu maior erro de privacidade

Ray Walsh, do ProPrivacy, disse à Digital Trends que “isso inclui dados de localização geográfica – que poderiam, em teoria, ser usados ​​para mapear a localização de cada usuário”.

Ele ficou particularmente preocupado com os dados coletados quando os usuários vinculam plataformas populares de mídia social ao aplicativo Houseparty para fazer login.

Na semana passada, outro aplicativo popular de videoconferência chamado Zoom foi encontrado enviando dados pessoais ao Facebook sem mencioná-los em nenhum lugar em sua política de privacidade.

Embora o Zoom tenha sido rápido em corrigi-lo, o Houseparty ainda precisa fazer alterações no aplicativo, e os especialistas acreditam que ele deve começar com sua política de privacidade.

Suzanne Vergnolle, especialista em privacidade, twittou que a política de privacidade e as permissões de aplicativos da Houseparty provavelmente não estão em conformidade com os padrões GDPR, um conjunto de regras estabelecidas pela União Europeia para proteger os dados dos usuários.

Vergnolle também disse que o aplicativo rastreia os usuários por padrão e não recebe solicitações de exclusão de dados.


Curiosamente, o Housepary não atualiza sua política de privacidade desde junho de 2018, e as leis do GDPR foram implementadas apenas duas semanas depois.

Os especialistas do ProPrivacy observaram que desativar os dados de localização e tornar as salas de bate-papo privadas pode reduzir qualquer coleta extrema de dados relacionada à localização. Mas fazer isso não afetará a natureza da coleta de dados do aplicativo.

O que está sendo falado no blog

Post Views: 266

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.