Ícone do site Blog do Edivaldo – Informações e Notícias sobre Linux

Como instalar o VariCAD no Linux Ubuntu, Debian, Fedora, openSUSE e derivados

Já conhece a nossa lista de aplicativos CAD/3D? Essa lista só aumenta, e nesse tutorial, você conhecerá e verá como instalar o VariCAD no Linux Ubuntu, Debian, Fedora, openSUSE e derivados.

VariCAD é um software comercial de CAD 3D/2D, para engenharia mecânica que permite criar, avaliar e modificar arquivos com muita rapidez. Ele trabalha com os formatos de arquivo 2D DWG, DXF, 3D STEP e 2D/3D VariCAD.

Como instalar o VariCAD no Linux Ubuntu, Debian, Fedora, openSUSE e derivados

O programa é multiplataforma (tem versões para Windows e Linux) compacto, rápido, muito fácil de utilizar e fornece tudo o que é necessário para lidar com projetos.

Mesmo sendo um programa pago, o VariCAD possui uma versão gratuita completamente funcional que pode ser usada para avaliar o software durante 30 dias.

Para completar, ele também possui um visualizador gratuito. Esse visualizador permite converter DWG para DXF e vice-versa, converter STEP para 3D IGES ou STL, imprimir 2D DWG, DXF ou os formatos VariCAD e usar a impressão batch ou conversões.

O visualizador VariCAD, oferece as definições dos métodos de visualização 3D (como fontes de luz ou perspectiva). Além disso, a visualização 3D também pode ser exportada para um arquivo bitmap de alta resolução.

Como instalar o VariCAD no Linux

Para instalar o VariCAD no Linux Ubuntu, Debian, Fedora, OpenSUse, CentOS e derivados, basta se cadastrar no site, fazer login e baixar o pacote RPM ou DEB, disponível nessa página, e dar um duplo clique sobre ele. Depois, confirme a instalação e aguarde até terminar o processo.

Se preferir usar o terminal, veja abaixo como fazer isso:

Como instalar o VariCAD no Linux Ubuntu, Debian e derivados

Quem quiser instalar o VariCAD no Linux Ubuntu, Debian e outros sistemas que suportam arquivos .deb, deve fazer o seguinte:

Passo 1. Abra um terminal;
Passo 2. Confira se o seu sistema é de 32 bits ou 64 bits, para isso, use o seguinte comando no terminal:

uname -m

Passo 3. Se seu sistema é de 32 bits e você quer baixar o VariCAD para Linux, use o comando abaixo para baixar o programa. Se o link estiver desatualizado, acesse essa página, baixe a última versão e salve-o com o nome varicad.deb:

wget https://www.varicad.com/userdata/files/release/en/varicad2020-en_1.10_i386.deb -O varicad.deb

Passo 4. Se seu sistema é de 32 bits e você quer baixar o VariCAD VIEWER/CONVERTOR para Linux, use o comando abaixo para baixar o programa. Se o link estiver desatualizado, acesse essa página, baixe a última versão e salve-o com o nome varicad.deb:

wget https://www.varicad.com/userdata/files/release/en/varicad2020-view-en_1.10_i386.deb -O varicad.deb

Passo 5. Se seu sistema é de 64 bits e você quer baixar o VariCAD para Linux, use o comando abaixo para baixar o programa. Se o link estiver desatualizado, acesse essa página, baixe a última versão e salve-o com o nome varicad.deb:

wget https://www.varicad.com/userdata/files/release/en/varicad2020-en_1.12_amd64.deb -O varicad.deb

Passo 6. Se seu sistema é de 64 bits e você quer baixar o VariCAD VIEWER/CONVERTOR para Linux, use o comando abaixo para baixar o programa. Se o link estiver desatualizado, acesse essa página, baixe a última versão e salve-o com o nome varicad.deb:

wget https://www.varicad.com/userdata/files/release/en/varicad2020-view-en_1.12_amd64.deb -O varicad.deb

Passo 7. Agora instale o programa com o comando:

sudo dpkg -i varicad.deb

Passo 8. Caso seja necessário, instale as dependências do programa com o comando:

sudo apt-get install -f

Passo 9. Depois, se precisar desinstalar o programa, use esse comando:

sudo apt-get remove varicad*

Como instalar o VariCAD no Linux Fedora, OpenSUse, CentOS e derivados

Quem quiser instalar o VariCAD no Linux Fedora, OpenSUse, CentOS e outros sistemas que suportam arquivos .rpm, tem de fazer o seguinte:

Passo 1. Abra um terminal;
Passo 2. Confira se o seu sistema é de 32 bits ou 64 bits, para isso, use o seguinte comando no terminal:

uname -m

Passo 3. Se seu sistema é de 32 bits e você quer baixar o VariCAD para Linux, use o comando abaixo para baixar o programa. Se o link estiver desatualizado, acesse essa página, baixe a última versão e salve-o com o nome varicad.rpm:

wget https://www.varicad.com/userdata/files/release/en/VariCAD_2020-en-1.10-1.i586.rpm -O varicad.rpm

Passo 4. Se seu sistema é de 32 bits e você quer baixar o VariCAD VIEWER/CONVERTOR para Linux, use o comando abaixo para baixar o programa. Se o link estiver desatualizado, acesse essa página, baixe a última versão e salve-o com o nome varicad.rpm:

wget https://www.varicad.com/userdata/files/release/en/VariCAD_View_2020-en-1.10-1.i586.rpm -O varicad.rpm

Passo 5. Se seu sistema é de 64 bits e você quer baixar o VariCAD para Linux, use o comando abaixo para baixar o programa. Se o link estiver desatualizado, acesse essa página, baixe a última versão e salve-o com o nome varicad.rpm:

wget https://www.varicad.com/userdata/files/release/en/VariCAD_2020-en-1.12-1.x86_64.rpm -O varicad.rpm

Passo 6. Se seu sistema é de 64 bits e você quer baixar o VariCAD VIEWER/CONVERTOR para Linux, use o comando abaixo para baixar o programa. Se o link estiver desatualizado, acesse essa página, baixe a última versão e salve-o com o nome varicad.rpm:

wget https://www.varicad.com/userdata/files/release/en/VariCAD_View_2020-en-1.12-1.x86_64.rpm -O varicad.rpm

Passo 7. Para instalar em um openSUSE ou um de seus derivados, use o comando abaixo:

sudo zypper install varicad.rpm

Passo 8. Para instalar em um Fedora, RedHat e seus derivados, use o comando abaixo:

sudo yum localinstall varicad.rpm

ou

sudo dnf install varicad.rpm

Passo 9. Para instalar o programa na maioria das distro com suporte a arquivos RPM, use o comando:

sudo rpm -i varicad.rpm

Passo 10. Depois, se precisar desinstalar o programa, use esse comando:

sudo rpm -e varicad*

Pronto! Agora, você pode iniciar o programa no menu Aplicativos/Dash/Atividades ou qualquer outro lançador de aplicativos da sua distro, ou digite varicad ou em um terminal, seguido da tecla TAB.

O que está sendo falado no blog

<a href="https://www.edivaldobrito.com.br////” rel=”noopener noreferrer” target=”_blank”>Veja mais artigos publicados neste dia…

Sair da versão mobile