Intel aposentará as marcas Celeron e Pentium em 2023

E a Intel aposentará as marcas Celeron e Pentium em 2023, deixando de usá-la em seus chips, que serão chamados de Intel Processor.

A Intel está renomeando seus chips de laptop de nível básico. Começando com a linha de processadores 2023 da empresa, você não encontrará mais chips com a marca Celeron ou Pentium.

Intel aposentará as marcas Celeron e Pentium em 2023

Intel aposentará as marcas Celeron e Pentium em 2023
Intel aposentará as marcas Celeron e Pentium em 2023

E isso provavelmente é uma jogada inteligente, já que a linha atual de processadores comercializados com esses nomes é um pouco confusa.

O que é um pouco estranho é o que vem a seguir: a Intel lançará uma nova marca para esses chips: Intel Processor (Processador Intel).

A Intel diz que usará a nova marca de processadores Intel “para várias famílias de processadores, ajudando a simplificar a experiência de compra de produtos para os consumidores”.

Suponho que simplifique as coisas no sentido de que você terá menos marcas para lembrar. Mas em termos de rapidamente ter uma noção do desempenho de um processador olhando para o seu nome? Talvez nem tanto.

No momento, a linha de processadores da Intel é basicamente assim:

  • Intel Core i9 (maior desempenho)
  • Intel Core i7
  • Intel Core i5
  • Intel Core i3
  • Intel Pentium Gold (baseado na arquitetura Core)
  • Intel Celeron Gold (baseado na arquitetura Core)
  • Intel Pentium Silver (baseado na arquitetura Atom)
  • Intel Celeron Silver (baseado na arquitetura Atom)

Parece que a Intel provavelmente agrupará alguns ou todos os segmentos Celeron e Pentium sob a nova marca de processadores Intel, o que significa que os compradores de laptops precisarão prestar atenção especial ao número do modelo do chip específico para ter uma noção do desempenho.

Suponho que isso seja verdade há muito tempo, pois um processador Intel Core i5 H-series de 45 W pode facilmente superar um chip Core i7 de 15 watts na maior parte do tempo.

A mudança para eliminar gradualmente a marca Pentium e Celeron ocorre cerca de 30 anos depois que a Intel lançou a marca Pentium em 1993 (o Celeron surgiu cinco anos depois, em 1998).

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

1 comentário em “Como converter imagens para vídeo no Linux”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.