Intel enviou o suporte inicial a USB 4 para o kernel do Linux

Intel enviou o suporte inicial a USB 4 para o kernel do Linux
Intel enviou o suporte inicial a USB 4 para o kernel do Linux

Pouco tempo depois da liberação da especificação, a Intel enviou o suporte inicial a USB 4 para o kernel do Linux. Confira os detalhes dessa novidade.

Foi apenas no mês passado que a especificação USB 4.0 foi publicada oficialmente. O USB 4 permite a operação em duas faixas nos cabos Tipo C existentes e até 40 Gbps em cabos certificados, mantendo a compatibilidade com versões anteriores com USB3/USB2 e Thunderbolt 3.

Agora, os engenheiros de código aberto da Intel enviaram seus patches iniciais com o suporte a USB 4 para o kernel do Linux. Os 22 patches iniciais que fornecem o suporte básico ao USB 4 foram divulgados na lista de discussão do kernel do Linux.

Intel enviou o suporte inicial a USB 4 para o kernel do Linux

O suporte ao USB 4 em sua forma atual era inferior a quatro mil linhas do novo código do kernel.

A proposta não é muito dramática e o L.O.C. delta relativamente pequeno, pois o USB4 é baseado no Thunderbolt e, portanto, reutiliza o código de driver Thunderbolt existente do kernel.

Com esse suporte inicial ao kernel do Linux, ainda não há suporte ao gerenciamento de energia USB 4.0 como um dos principais itens a serem realizados a curto prazo.

Mas recursos como tunelamento PCIe, tunelamento DisplayPort, tunelamento USB 3.x. Rede P2P, atualização de firmware e outros fundamentos.

Os patches no momento estão no LKML. Se a revisão do código por outros desenvolvedores do upstream for bem e outros bits, como o gerenciamento de energia, for possível, poderemos ver esse suporte inicial ao USB 4.0 enviado para o kernel Linux 5.5 em alguns meses.

O que está sendo falado no blog

Veja mais artigos publicados neste dia…

Por Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile