Intel lançou os chips Alder Lake N-series para laptops

E a Intel lançou os chips Alder Lake N-series para laptops com preços abaixo de US$ 400. Confira os detalhes desses processadores.

A Intel está repensando seus processadores de baixo custo e baixo consumo de energia para laptops básicos este ano. Isso significa um novo nome, novos recursos, suporte para frequências mais altas e mais núcleos de processador e uma nova arquitetura, bem, meio que nova.

A nova linha de chips Intel Alder Lake-N é basicamente o que você obteria se usasse os processadores de 12ª geração da Intel e usasse apenas núcleos de eficiência sem nenhum núcleo de desempenho.

Intel lançou os chips Alder Lake N-series para laptops

Intel lançou os chips Alder Lake N-series para laptops
Intel lançou os chips Alder Lake N-series para laptops

Embora os novos chips não ofereçam o mesmo nível de desempenho que você esperaria de um chip Alder Lake-U, P ou H-series, eles são um grande avanço em relação aos os processadores Jasper Lake que anteriormente eram os chips preferidos da Intel para laptops com preços iniciais abaixo de US$ 400.

Os processadores Alder Lake-N serão marcados como chips Intel Processor Nxx ou Intel Core i3-Nxx, dependendo do modelo.

Por exemplo, o processador Intel N200 é um chip de 4 núcleos e 4 threads com suporte para velocidades de pico de até 3,7 GHz. Com PL1 e PL2 definidos em 6 watts e 25 watts, respectivamente, o chip deve ser bastante eficiente em termos de energia.

O Intel Core i3-N305, por sua vez, é um chip de 15-35 W com 8 núcleos, 8 threads e suporte para velocidades de pico de até 3,8 GHz.

Basicamente, ele ganha o nome Core i3 por oferecer o tipo de desempenho que você esperaria de um chip Core básico, em vez do que a Intel costumava chamar de Celeron ou Pentium Silver. Não há hyperthreading, mas com 8 núcleos você não pode perder.

Os processadores Alder Lake-N são fabricados usando um processo Intel 7 e usam a mesma arquitetura “Gracemont” que os núcleos Efficiency em Alder Lake-U e chips mais rápidos. Eles apresentam gráficos integrados Intel UHD com até 32 unidades de execução e suporte para:

  • RAM LPDDR5-4800, DDR5-4800 e DDR4-3200
  • Armazenamento SSD, UFS 2.1 e eMMC
  • PCIe 3.0
  • 2 x SATA 3.0

A Intel diz que está abandonando as marcas Celeron e Pentium porque elas eram confusas para os compradores. Isso é algo que eu provavelmente poderia ter dito à empresa uma década atrás, reaproveitar marcas antigas e dar-lhes novos significados já era ruim o suficiente.

O fato de a Intel oferecer chips Pentium Silver (baseado em Intel Atom) e Pentium Gold (baseado em Intel Core) apenas tornava as coisas ainda mais confusas.

Portanto, não estou triste em ver esses nomes desaparecerem… mas me pergunto sobre a decisão de incluir um modelo Core i3. Esperançosamente, usar 3 dígitos após o Core i3 em vez de 4 ajudará a diferenciá-lo.

Em termos de desempenho, a Intel diz que você pode esperar que um processador N200 ofereça desempenho de CPU até 28% melhor do que um chip Pentium N6000 da geração anterior e gráficos até 56% melhores.

As coisas parecem ainda melhores se você pular para um chip Core i3-N305, que deve trazer um aumento de 42% no desempenho da CPU e gráficos 64% mais rápidos.

Intel lançou os chips Alder Lake N-series para laptops
Intel lançou os chips Alder Lake N-series para laptops

Outros recursos incluem suporte para WiFi 6E, Bluetooth 5.2, decodificação de vídeo AV1, codificação e decodificação de vídeo HEVC/VP9 de 10 bits e suporte para até três monitores 4K HDR graças ao suporte HDMI 2.0b.

Aqui estão algumas especificações importantes para alguns dos novos chips de baixo consumo de energia da Intel:

Chip Cores Threads Freq base/aumento Cache L3 GPU Energia
Core i3-N305 8 8 Até 3,8 GHz 6MB Intel UHD (32EU / até 1,25 GHz)) 15W
Core i3-N300 8 8 Até 3,8 GHz 6MB Intel UHD (32EU / até 1,25 GHz) 7W
Processador Intel N200 4 4 Até 3,7 GHz 6MB Intel UHD (32EU / até 750 MHz) 6W
Processador Intel N100 4 4 Até 3,4 GHz 6MB Intel UHD (24EU / até 750 MHz) 6W
Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

1 comentário em “Como converter imagens para vídeo no Linux”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.