Intel matou o IDE PathFinder para processadores RISC-V

E a Intel matou o IDE PathFinder para processadores RISC-V, terminando com história de um ambiente de desenvolvimento de código aberto.

O PathFinder era um ambiente de desenvolvimento de código aberto pré-silício com suporte para vários núcleos RISC-V, um conjunto de outros IPs, vários sistemas operacionais e cadeias de ferramentas.

Ele permitiu que os projetistas criassem SoCs RISC-V e os executassem em plataformas FPGA, como o kit de desenvolvedor Terasic ou o kit de avaliação Startix-10 GX.

Mas agora, a Intel matou o IDE PathFinder para processadores RISC-V.

Intel matou o IDE PathFinder para processadores RISC-V

Intel matou o IDE PathFinder para processadores RISC-V
Sim. A Intel acabou de descontinuar o ambiente de desenvolvimento PathFinder baseado em Eclipse para processadores RISC-V com o site agora exibindo a seguinte mensagem:

“Lamentamos informar que a Intel está descontinuando o programa Intel Pathfinder para RISC-V imediatamente.”

“Como a Intel não fornecerá nenhum lançamento adicional ou correção de bugs, recomendamos que você faça a transição imediata para ferramentas de software RISC-V de terceiros que melhor atendam às suas necessidades de desenvolvimento.”

O PathFinder parece ser apenas uma das baixas depois que a Intel relatou uma perda no quarto trimestre de 2022 e anunciou que perderá ainda mais no primeiro trimestre de 2023 com Tom’s Hardware também destacando que a Intel pararia de investir em novos produtos para seus negócios de switch de rede.

Inicialmente, eu só descobri que o PathFinder foi desativado no Twitter, e a Intel não parecia ter anunciado isso formalmente.

Isso também levanta questões sobre os outros empreendimentos RISC-V da Intel, à medida que a empresa implementa medidas de economia de custos para levantar capital para negócios mais lucrativos, principalmente a placa-mãe RISC-V HiFive Pro P550 “Horse Creek” que está programada para ser lançada neste verão.

O RISC-V não foi discutido na teleconferência de resultados, então teremos que esperar para descobrir o destino de outros investimentos RISC-V da Intel.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

1 comentário em “Como converter imagens para vídeo no Linux”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.