Intel Meteor Lake podem suportar memória LPDDR5X no pacote

A divulgação de um vídeo e a posterior alteração feita nele, indicam que os Chips Intel Meteor Lake podem suportar memória LPDDR5X no pacote.

Os próximos processadores Meteor Lake da Intel serão os primeiros chips da empresa fabricados usando um novo processo Intel 4, que, segundo a empresa, trará melhorias de desempenho e eficiência.

Eles também serão os primeiros chips da empresa a usar arquitetura lado a lado que separa componentes-chave como CPU, GPU e outras partes em uma série de “chiplets” que são reunidos em um único pacote.

E agora parece que esse pacote pode até envolver memória interna, mais especificamente, memória LPDDR5X.

Intel Meteor Lake podem suportar memória LPDDR5X no pacote

Intel Meteor Lake podem suportar memória LPDDR5X no pacote
Intel Meteor Lake podem suportar memória LPDDR5X no pacote

A Intel lançou recentemente um vídeo promocional que mostrava um chip Meteor Lake com 16 GB de memória Samsung LPDDR5X-7500 MHz integrada.

Desde então, a empresa editou o vídeo para remover a seção que mostra essa memória na embalagem, o que sugere que o anúncio foi prematuro ou nunca deveria ser público.

Mas Tom’s Hardware detectou o vídeo antes de ser modificado e observa que a memória suportaria largura de banda máxima de 120 GB/s, ao mesmo tempo que ofereceria desempenho mais rápido e tamanho reduzido quando comparada com uma placa-mãe que mantém o processador e a memória separados.

Obviamente, uma desvantagem de integrar memória no mesmo pacote do processador é que isso basicamente torna impossível para os usuários atualizarem a memória em um laptop ou mini PC que vem com RAM no pacote.

Mas esse já é o caso de muitos laptops finos e leves e desktops compactos que possuem memória soldada à placa-mãe.

Também poderia ser problemático para os fabricantes de PCs, que teriam menos opções disponíveis ao escolher configurações de memória e armazenamento se estivessem agrupados em um único chip.

A Apple já oferece chips com memória integrada, mas a Apple também é uma empresa verticalmente integrada que fabrica os chips usados em seus próprios computadores.

A Intel está em uma posição diferente, como uma empresa que vende seus chips para fabricantes de PCs terceirizados (o que é ainda mais verdadeiro agora que a empresa está encerrando seu negócio de PCs NUC).

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.