iOS 17.5 terá novos recursos anti-rastreamento de AirTag

Para evitar rastreamentos indesejados de usuários, o iOS 17.5 terá novos recursos anti-rastreamento de AirTag.

No ano passado, o Google e a Apple se uniram para lidar com preocupações indesejadas de rastreamento, especialmente com dispositivos como AirTags sendo usados indevidamente para perseguição.

Agora, parece que a Apple está se preparando para lançar esses novos recursos anti-perseguição com a atualização do iOS 17.5.

iOS 17.5 terá novos recursos anti-rastreamento de AirTag

iOS 17.5 terá novos recursos anti-rastreamento de AirTag
iOS 17.5 terá novos recursos anti-rastreamento de AirTag

Sim. O iOS 17.5 terá novos recursos anti-rastreamento de AirTag. Na última versão beta do iOS 17.5, 9to5Mac encontrou um código que provocava a expansão dos recursos anti-perseguição para AirTags e outros dispositivos de rastreamento.

O código inclui dicas sobre um novo aviso que pode aparecer no aplicativo Find My. Também parece que o iOS detectará esses acessórios de rastreamento, mesmo que não sejam certificados pela Apple ou Find My, e ajudará os usuários a desligá-los, se necessário.

Segundo a fonte, uma das novas strings diz:

“Este item não é certificado na rede Apple Find My. Você pode desativar este item e impedir que ele compartilhe sua localização com o proprietário. Para fazer isso, siga as instruções fornecidas no site do fabricante deste item.”

O recurso ainda não parece estar ativado para usuários beta, mas é uma forte evidência de que poderá aparecer com o lançamento oficial do iOS 17.5. No entanto, embora seja esperado que seja lançado junto com a atualização do sistema operacional, ainda não há garantia.

Considerando o alvoroço sobre a perseguição por AirTag, é possível, mas não provável, que a Apple adie o anúncio desse recurso até o lançamento antecipado da segunda geração de AirTags. Previsões recentes sugerem que os AirTags 2 não chegarão ao mercado até 2025.

Agora que a Apple pode estar lançando a detecção de rastreadores indesejados no iOS, isso pode significar que os telefones Android finalmente obterão a tão esperada rede Encontre Meu Dispositivo do Google.

Quer saber por quê? Bem, o Google adiou o lançamento de sua rede Encontre Meu Dispositivo até que a Apple introduziu a detecção de rastreadores indesejados no iOS.

Assim que estiver instalada e funcionando, a nova rede Encontre Meu Dispositivo ajudará os usuários a rastrear seus itens perdidos, como fones de ouvido, telefones, bagagens e chaves, usando uma variedade de novas tags rastreadoras Bluetooth de terceiros.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.