iOS 17 piorou a vida útil da bateria do iPhone

Infelizmente, o iOS 17 piorou a vida útil da bateria do iPhone, e parece que esse problema só será resolvido na próxima atualização.

Testes realizados pelo canal de vídeo do YouTube iAppleBytes (via Cult ofMac) em vários modelos de iPhone mostraram que, ao contrário do iOS 16, que aumentou a pontuação da bateria do Geekbench (que calcula quanto trabalho um telefone pode realizar com uma única carga) em vários iPhones, o iOS 17 tem reduziu as pontuações dos testes de bateria para os mesmos modelos em geral.

iOS 17 piorou a vida útil da bateria do iPhone

iOS 17 piorou a vida útil da bateria do iPhone
iOS 17 piorou a vida útil da bateria do iPhone

Embora as atualizações do iOS 17.0.1 e iOS 17.0.2 tenham conseguido melhorar ligeiramente os números, na maioria das vezes, as pontuações dos testes são inferiores ao nível observado quando o iOS 16 foi lançado.

As pontuações dos testes de bateria podem melhorar após a próxima atualização, que supostamente exterminará um bug que causou o superaquecimento da série iPhone 15.

No entanto, como se trata de um bug relacionado ao iOS 17, é possível que o processo de diminuir o aquecimento também afete os modelos de iPhone mais antigos.

E como um telefone que gera excesso de calor geralmente descarrega a bateria ao mesmo tempo, há uma chance de que a próxima atualização do iOS 17 melhore a vida útil da bateria em outros modelos além do iPhone 15, iPhone 15 Plus, iPhone 15 Pro e iPhone 15 Pro máx.

iOS 17 piorou a vida útil da bateria do iPhone
iOS 17 piorou a vida útil da bateria do iPhone – Pontuações de testes de bateria de referência para lançamentos recentes do iPhone. Imagem de crédito-iAppleBytes

Alguns usuários da série iPhone 15 perceberam que seus telefones queimavam um ponto percentual de bateria a cada minuto enquanto superaqueciam.

Por exemplo, cinco minutos no Instagram (um dos aplicativos que supostamente fez com que as unidades do iPhone ficassem quentes demais para serem manuseadas) reduziram a vida útil da bateria em cinco pontos percentuais.

Já dez minutos no aplicativo eliminariam 10 pontos percentuais da vida útil da bateria.

O gráfico publicado pela iAppleBytes abrange modelos desde o iPhone SE (2020) até a linha iPhone 13. O último modelo viu sua pontuação no teste de bateria do Geekbench cair de 4620 alcançado usando a última versão beta do iOS 17 para 4100 quando o iOS 17 foi lançado.

As duas pequenas atualizações subsequentes trouxeram a pontuação de volta para 4.250. Para colocar essa pontuação em perspectiva, a pontuação mais alta de todos os tempos de 5.870 para o iPhone 13 veio depois que o iOS 15.0.1 foi divulgado logo após o lançamento do telefone.

Se você olhar o gráfico, verá que a maioria dos modelos de iPhone responde às atualizações do iOS juntos, como um grupo.

Portanto, se a próxima atualização melhorar a vida útil da bateria dos novos modelos, é provável que o seu iPhone mais antigo também apresente algumas melhorias. Quanto de melhoria? Tudo o que podemos dizer neste momento é que sua milhagem pode variar.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.