IPFire 2.21 Core Update 125 lançado com Suporte a Wi-Fi 802.11ac

Foi lançada uma nova atualização da distribuição de firewall Linux profissional IPFire, o IPFire 2.21 Core Update 125. Confira as novidades e descubra onde baixar a distro.


IPFire é uma distribuição Linux que se concentra em facilidade de configuração, bom manuseio e alto nível de segurança.

IPFire 2.21 Core Update 125 lançado com Suporte a Wi-Fi 802.11ac
IPFire 2.21 Core Update 125 lançado com Suporte a Wi-Fi 802.11ac

Ou seja, IPFire é uma distribuição Linux para firewalls que oferece uma variedade de ferramentas de segurança e foi projetada para ser fácil de configurar.

Ele pode ser operado através de uma interface web intuitiva via navegador, que oferece muitas opções de configuração para administradores de sistemas iniciantes e experientes.

O sistema é fornecido com um gerenciador de pacotes personalizado chamado Pakfire e o sistema pode ser expandido com vários complementos.

Novidades do IPFire 2.21 Core Update 125

Michael Tremer, do projeto IPFire, anunciou a disponibilidade geral do IPFire 2.21 Core Update 125, uma atualização incremental para a rígida distribuição de firewall Linux de código aberto voltada para roteadores e firewalls de hardware.

Embalado com muitas correções de bugs e limpezas, o patch IPFire 2.21 Core Update 125 está aqui para introduzir suporte ao padrão 802.11ac Wi-Fi no add-on IPFire Access Point, que deve permitir uma melhor cobertura wireless e maiores taxas de transferência de rede, especialmente em ambientes domésticos.

É claro que a máquina que executa o IPFire deve ter uma interface de rede que suporte o protocolo sem fio 802.11ac para que isso funcione.

No anúncio, Michael Tremer disse o seguinte:

“Embora o IPFire possa não ser a primeira escolha como ponto de acesso sem fio em ambientes maiores, é perfeito administrar um único escritório ou apartamento. Além disso, um novo switch permite desabilitar a chamada varredura de vizinhança onde o ponto de acesso procurará por outras redes sem fio na área. Se elas forem encontradas, a largura de banda do canal de 40 MHz estará desativada, levando a uma taxa de transferência mais lenta.”

Se você não estiver interessado no suporte Wi-Fi 802.11ac, considere a possibilidade de atualizar suas instalações para o IPFire 2.21, pois ele traz muitas correções de segurança e erros, incluindo o strongSwan 5.7.1, que corrige várias falhas na implementação usada para analisar e verificar as assinaturas RSA no plug-in GMP, permitindo a falsificação de assinatura de baixo expoente no estilo Bleichenbacher durante a autenticação IKE e em certificados.

Outros pacotes atualizados incluídos nesta atualização incremental são a GNU C Library (glibc) 2.28, Coreutils 8.30, Apache 2.4.35, BIND 9.11.4-P2, GnuTLS 3.5.19, , SQLite 3.25.2.0, Squid 3.5.28, LVM2 2.02.181, NTFS-3G 2017.3.23, dhcpcd 7.0.8, e2fsprogs 1.44.4, reiserfsprogs 3.6.27, xfsprogs 4.18.0, eudev 3.2.6, json-c 0.13.1, keyutils 1.5.11, kmod 25, e tzdata 2018g.

Os complementos atualizados incluem o ClamAV 0.100.2, TOR 0.3.4.9, NFS 2.3.3, HAProxy 1.8.14, hostapd 2.6 e o libvirt 4.6.0.

Entre outras mudanças dignas de nota, podemos mencionar que os gráficos de IO foram atualizados para suportar discos NVMe, o subsistema de SFTP foi reativado no servidor OpenSSH, todos os scripts de backup foram reescritos no Shell para incluir os backups de complementos também, e o comportamento da swap foi alterado para permitir que o kernel do Linux libere espaço em disco para processos grandes quando não há RAM suficiente disponível.

Além disso, três novos add-ons foram introduzidos também, nomeadamente, dehydrated, frr, e observium-agent.

Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.

Baixe e experimente o IPFire 2.21 Core Update 125

A imagem ISO do IPFire 2.21 Core Update 125 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.

Verifique se a imagem ISO está corrompida

Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida

Como gravar uma imagem ISO no Linux

Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:

Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux

O que está sendo falado no blog

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Bloqueador de anúncios detectado!!!

Nosso site precisa de publicidade para existir. Por favor, insira-o na lista de permissões/lista branca para liberar a exibição de anúncios e apoiar nosso site. Nosso conteúdo é GRATUITO, e tudo o que pedimos é isso!
Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO