ISS recebeu mais robôs autônomos equipados com o Ubuntu

De acordo com o site LinuxGizmos, depois do CIMON, a ISS recebeu mais robôs autônomos equipados com o Ubuntu. Confira os detalhes e conheça melhor esses personagens.

CIMON, ou (C rew I nteractive M obile C ompanio N) é um assistente autônomo, alimentado por AI, que pode ver, ouvir, entender e falar com astronautas graças a uma série de câmeras, microfones, sensores e processadores on-board.

Esse colega cibernético de software livre baseado no Ubuntu foi projetado para ‘mitigar’ as tensões e compartilhar o trabalho durante voos espaciais de longo prazo.

No sequencia, a NASA já implantou e testou três robôs ‘Astrobee’ um pouco semelhantes na ISS para auxiliar os astronautas em vez de conversar com eles.

Estação Espacial recebeu mais robôs autônomos equipados com o Ubuntu

ISS recebeu mais robôs autônomos equipados com o Ubuntu
ISS recebeu mais robôs autônomos equipados com o Ubuntu

Sim, a NASA implantou três robôs ‘Astrobee’ de vôo livre na ISS para tarefas domésticas.

Os bots executam o Ubuntu/ROS e o Android 7.1 em módulos Inforce baseados em Snapdragon e um Wandboard, além de compartimentos de carga útil de 3x, câmeras 6x e uma tela sensível ao toque.

Desenvolvido no Centro de Pesquisas Ames da NASA, os robôs Astrobee são chamados de Honey, Queen e Bumble.

Eles atualmente não têm as capacidades de inteligência artificial, resposta de voz e reconhecimento facial do CIMON, que foi desenvolvido pela agência espacial alemã DLR, juntamente com a Airbus e várias universidades europeias.

No entanto, eles são similarmente gratuitos e dirigidos pelo Ubuntu e oferecem navegação autônoma ou controlada remotamente.

ISS recebeu mais robôs autônomos equipados com o Ubuntu


O Astrobee é aproximadamente do mesmo tamanho que o CIMON, mas é um cubo e não uma esfera modificada.

O robô alimentado por bateria incorpora uma tela sensível ao toque, câmeras de 6x, um alto-falante, um microfone, lanternas, um ponteiro de laser e uma variedade de botões, interruptores e LEDs.

Três compartimentos de carga estão disponíveis para execução de experimentos através de uma interface adicional modular, e um braço de garra pode ser usado para transportar equipamentos ao redor da estação.

Como o CIMON, o Astrobee usa ventiladores elétricos para navegar pelo ambiente ISS de gravidade zero

ISS recebeu mais robôs autônomos equipados com o Ubuntu

O principal trabalho dos Astrobees é permitir que os astronautas monitorem remotamente o equipamento através das câmeras e mic dos bots, enquanto trabalham em outro local na ISS.

Eles também podem executar o inventário e executar outras tarefas domésticas ou funcionar como um computador flutuante com tela sensível ao uso geral.

Embora os robôs devam ser úteis para os astronautas, seu objetivo principal “é fornecer um campo de testes de gravidade zero para os cientistas convidados experimentarem novas tecnologias robóticas no espaço”, afirmou Maria Bualat, gerente de projetos da NASA Ames da Astrobee.

O Astrobee é uma alternativa mais rica em recursos para os robôs SPHERES de vôo livre baseados em MCU da ISS, que carregam cargas na estação.

Os Astrobees também são inspirados por câmeras robóticas de voo livre como o JAXA Intball e o PSA anterior e o AERCam Sprint.

Do ponto de vista do software, o Astrobee é mais parecido com o robonauta humanóide da NASA, que também executa uma combinação Ubuntu e Robot Operating System (ROS).

Enquanto o Robonaut é executado em processadores PowerPC, o Astrobee usa três computadores baseados em Ar comutados em rede que executam software de código aberto.

Uma pilha Ubuntu / ROS é executada em dois dos computadores, enquanto o Android 7.1 é executado em um terceiro. Há também 7x MCUs para controle de motor.

No nível mais alto voltado para aplicativos, há um Processador de Alto Nível (HLP) baseado no módulo Inforce 6601 Micro SoM da Inforce.

O HLP roda o Android 7.1 no Snapdragon 820 SoC com quatro núcleos Cortex-A72 como o Kryo.

O HLP controla a tela sensível ao toque, o alto-falante, o microfone e a SciCam. É responsável por executar aplicativos científicos convidados desenvolvidos por acadêmicos e pesquisadores comerciais.

Há também um MLP (processador de nível médio) que roda o Ubuntu 16.04 e o ROS no Inforce 6501 Micro SoM, que incorpora o Snapdragon 805 quad-core de 2.7GHz da Qualcomm. O SoC incorpora núcleos Krait 450 semelhantes ao Cortex-A15.

O MLP é responsável pela visão computacional e mapeamento computacionalmente intensivos.

Ele está conectado a dois captores de imagem coloridos (NavCam e DockCam) e dois sensores de profundidade (HazCam e PerchCam).

A PerchCam ajuda a guiar o braço robótico do Astrobee, que ele usa para se estabilizar e transportar objetos.

O MLP oferece recursos como localização baseada na visão, mobilidade e detecção de obstáculos, bem como o controle do sistema de gerenciamento de falhas e comunicações terrestres.
ISS recebeu mais robôs autônomos equipados com o Ubuntu
O Processador de Baixo Nível (LLP) executa o Ubuntu/ROS no Wandboard Dual SBC de código aberto da Technexion com um SoC NXP i.MX6 com 2x núcleos Cortex-A9.

O LLP executa o estimador de pose e o loop de controle de movimento e se comunica com componentes de hardware, como o IMU e o Power Manager.

A LLC conecta-se a outro computador baseado em Wandboard Dual embutido na base do Astrobee, onde os robôs retornam para recarga.

O software Astrobee Robot é escrito em C ++ para suas construções de alto nível e ROS para seu middleware.

Ele também oferece um simulador dinâmico baseado em Gazebo com vários plugins personalizados. Mais detalhes podem ser encontrados no artigo da NASA Ames, relacionado abaixo.
 
Outras informações

Os Astrobees devem concluir os testes e estar disponíveis para implantação completa até o final do ano.

Mais informações podem ser encontradas no anúncio de testes do Astrobee da NASA e na visão geral anterior, que tem um bom vídeo do YouTube.

Para investigar os detalhes, confira o artigo de pesquisa Astrobee da NASA Ames (PDF).

O que está sendo falado no blog

Veja mais artigos publicados neste dia…

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Bloqueador de anúncios detectado!!!

Nosso site precisa de publicidade para existir. Por favor, insira-o na lista de permissões/lista branca para liberar a exibição de anúncios e apoiar nosso site. Nosso conteúdo é GRATUITO, e tudo o que pedimos é isso!
Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO