Jonathan Carter foi reeleito no cargo de Líder do Projeto Debian

Alcançando o seu quarto mandato, Jonathan Carter foi reeleito no cargo de Líder do Projeto Debian. Confira os detalhes desse pleito e do cargo.

Há poucos dias, foram anunciados os resultados da eleição anual para o líder do projeto Debian, na qual ganhou Jonathan Carter, que foi reeleito pela quarta vez para o cargo.

Jonathan Carter foi reeleito no cargo de Líder do Projeto Debian

Jonathan Carter foi reeleito no cargo de Líder do Projeto Debian
Jonathan Carter foi reeleito no cargo de Líder do Projeto Debian

Acontece que desde 2020 Jonathan Carter está no comando do Debian. Antes de Jonathan assumir o cargo, Sam Hartman, o DPL, foi eleito em 2019 e, desde então, Jonathan Carter foi eleito por 4 anos consecutivos (2020-2021-2022 e agora 2023).

Ao contrário dos processos de votação anteriores, neste turno não eram esperadas surpresas na eleição, já que Jonathan Carter era o único candidato.

Assim, dos aproximadamente 1.000 desenvolvedores Debian que podiam votar, eles só tinham a opção de votar a favor ou contra Carter. O atual e novo líder do projeto, Carter, recebeu 259 votos e houve 15 votos contra. A participação foi de 279 votos ou cerca de 28 por cento.

Participaram na votação 274 promotores, representando 28% do total de participantes com direito a voto (no ano passado a participação foi de 34%, o antepassado 44%, máximo histórico em 2000 -62,25%, mínimo em 2016- 27,56%).

E como referido, as eleições deste ano foram marcadas pelo facto de apenas um candidato se apresentar, o que reduziu a votação para escolher entre “a favor” e “contra” (259 votos a favor, 15 contra).
Jonathan Carter foi reeleito no cargo de Líder do Projeto Debian
Dito isso, ele explica o que implica ser um líder do projeto Debian:

“O Líder do Projeto Debian (ou DPL para abreviar) é o principal representante oficial do projeto Debian.”

“Externamente, represento o projeto no mundo real. Isso envolve dar palestras e apresentações sobre o Debian, participar de feiras, construir relacionamentos com outras organizações, estabelecer contratos e lidar com questões legais.”

Jonathan Carter manteve mais de 60 pacotes Debian desde 2016, contribuindo para a qualidade das imagens ao vivo na equipe debian-live e co-desenvolvendo o AIMS Desktop, uma versão do Debian usada por várias instituições acadêmicas e educacionais na África do Sul.

Antes da eleição, Jonathan Carter anunciou em sua plataforma eleitoral que queria modernizar o Debian para que não fosse apenas um ponto de partida para derivados.

Um movimento muito discutido por Carter é a inclusão de firmware não-livre na mídia de instalação, que o projeto já votou. Outro projeto que ele descreve em sua plataforma é reduzir os tempos de espera para liberação de pacotes.

“Por que estou concorrendo ao DPL (mais uma vez)”
“Quando fui escolhido pela primeira vez, meu objetivo era trazer uma sensação de estabilidade e normalidade ao projeto, tendo passado por algumas questões controversas nos anos anteriores. Eu sabia que isso seria difícil, pois algumas feridas eram profundas e além do Debian, muitas coisas no mundo estão simplesmente fora de nosso controle.”

“Eu acho que muito progresso foi feito para tornar o Debian um projeto muito mais estável, e muitas pessoas trabalharam muito para nos levar até lá, mas a razão pela qual eu quero estabilidade não é apenas para seu próprio bem. Com a estabilidade vem a segurança e espaço para crescer, e acho que o Debian agora está em um estágio em que está pronto para crescer em algo mais.”

“Provavelmente não há nada que possa prepará-lo mais para um termo DPL do que ter cumprido alguns termos DPL. Eu entendo o Debian muito bem, entendo bem nossos desafios, aprendi como trabalhar melhor com as pessoas dentro do nosso projeto, tudo isso me ajudou a identificar e remover bloqueadores, e embora eu ache que há muitas pessoas no Debian que poderiam sejam bons DPLs , acredito que minhas habilidades, experiência, paciência e compreensão se unem em uma ótima combinação para ajudar a guiar o Debian no próximo ano.”

Por fim, se você estiver interessado em conhecer melhor as propostas de Jonathan Carter, pode conferir os detalhes no seguinte link.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

1 comentário em “Como converter imagens para vídeo no Linux”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.