Kaleido 3 da E Ink traz mais saturação para telas coloridas de ePaper

Seguindo com a evolução das suas telas, a Kaleido 3 da E Ink traz mais saturação para telas coloridas de ePaper.

Nas últimas duas décadas, as telas de papel eletrônico da E Ink ficaram em grande parte presos na área em preto e branco. Mas, nos últimos anos, a empresa começou a produzir telas coloridas para sinalização digital, leitores de e-books e tablets.

A versão de cor do E Ink ainda não parece tão vibrante quanto o que você obteria de um display LCD ou OLED, mas a empresa fez várias melhorias: o mais recente é o lançamento do novo display E Ink Kaleido 3, que a empresa diz trazer 30% melhor saturação de cor do que o Kaleido Plus da geração anterior.

Kaleido 3 da E Ink traz mais saturação para telas coloridas de ePaper

Kaleido 3 da E Ink traz mais saturação para telas coloridas de ePaper
Kaleido 3 da E Ink traz mais saturação para telas coloridas de ePaper

As novas telas ainda são baseadas na mesma tecnologia básica: uma matriz de filtros de cores é colocada sobre uma tela em escala de cinza E Ink Carta.

Isso significa que uma tela capaz de exibir 300 pixels por polegada em 16 tons de cinza pode exibir 4.096 cores a 100 pixels por polegada.

Mas a saturação aprimorada deve fazer com que essas cores pareçam um pouco mais vibrantes – as telas coloridas anteriores do E Ink pareciam um pouco desbotadas.

A E Ink também atualizou a luz frontal usada nos monitores Kaleido 3 com um novo sistema “ComfortGaze” que reduz a quantidade de luz azul refletida na tela em até 60%, o que pode tornar a leitura à noite um pouco mais confortável.

Os novos monitores Kaleido 3 estarão disponíveis em vários tamanhos, incluindo 7,8 polegadas, 10,3 polegadas e 13,3 polegadas, o que significa que poderemos vê-lo aparecer em eReaders, tablets e sinalização digital em breve.

A E Ink diz que também suporta altas taxas de atualização, o que possibilita a reprodução de vídeos ou animações… embora isso provavelmente prejudique a vida útil da bateria.

Uma das razões pelas quais os eReaders e outros dispositivos com telas E Ink tendem a ter a duração da bateria medida em semanas em vez de horas é que as telas só consomem energia quando a imagem na tela muda.

Se você estiver lendo um livro, isso pode acontecer uma ou duas vezes por minuto. Se você estiver assistindo a um vídeo, isso acontecerá muitas vezes por segundo.

A E Ink também revelou recentemente a nova tecnologia de exibição E Ink Gallery Plus com suporte para 60.000 cores, mas essa tecnologia de exibição parece ser projetada para sinalização digital em vez de dispositivos de consumo no momento.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.