KaOS 2023.06 lançado com kernel 6.3 e KDE Plasma 5.27.6 LTS

E foi lançado o KaOS 2023.06 com kernel 6.3 e KDE Plasma 5.27.6 LTS, e mais. Confira as novidades e veja onde baixar a distribuição.

O KaOS é uma distribuição Linux de desktop que apresenta a versão mais recente do ambiente de desktop KDE, o pacote de escritório Calligra e outros aplicativos de software populares que usam o kit de ferramentas Qt.

Apesar de ter sido inspirado no Arch Linux, os desenvolvedores constroem seus próprios pacotes, disponíveis em repositórios internos.

O KaOS emprega um modelo de desenvolvimento de lançamento contínuo e é desenvolvido exclusivamente para sistemas de computadores de 64 bits.

Agora, os desenvolvedores por trás da distribuição KaOS lançaram o KaOS Linux 2023.06 ISO, trazendo o mais recente ambiente de desktop KDE Plasma e muito mais.

Novidades do KaOS KaOS 2023.06

KaOS 2023.06 lançado com kernel 6.3 e KDE Plasma 5.27.6 LTS
KaOS 2023.06 lançado com kernel 6.3 e KDE Plasma 5.27.6 LTS

O KaOS 2023.06 chega um pouco mais de dois meses após o snapshot do KaOS 2023.04, que comemorou o 10º aniversário do projeto, oferecendo aos usuários uma imagem ISO dedicada com uma prévia da próxima série de ambientes de desktop KDE Plasma 6.

Esta nova versão ISO continua essa tradição de oferecer aos usuários aventureiros uma nova imagem ISO de visualização do KDE Plasma 6.

No entanto, mais uma vez, os desenvolvedores alertam os usuários de que este ISO não é instalável, pois o instalador gráfico do Calamares ainda não está pronto para Qt 6/Plasma 6 e que existem apenas alguns aplicativos criados no framework Qt 6.

No entanto, o KaOS 2023.06 está aqui como uma versão ISO estável apresentando o mais recente ambiente de desktop KDE Plasma 5.27.6 LTS, que é acompanhado pelos mais recentes conjuntos de software de código aberto KDE Gear 23.04.2 e KDE Frameworks 5.107, todos construídos com base no Qt 5.15. 10.

Incluído nesta nova versão do KaOS também está o gerenciador de exibição SDDM 0.20.0 mais recente, que adiciona suporte para a sessão Wayland usando o shell kwin_wayland.

Os desenvolvedores do KaOS observaram o fato de que essa mudança traz sua distro independente um passo mais perto de abandonar o X11.

Além disso, o instalador gráfico do Calamares agora vem com uma opção de particionamento automatizado atualizada para oferecer aos usuários a capacidade de instalar o KaOS com qualquer um dos sistemas de arquivos populares do Linux, incluindo Btrfs, EXT4, XFS e ZFS, sem a necessidade de executar o particionamento manual.

Sob o capô, a versão KaOS 2023.06 é alimentada pela mais recente série de kernel Linux 6.3 e vem com uma cadeia de ferramentas atualizada que consiste em GCC 12.3.0, GNU C Library 2.37, GNU Binutils 2.40, Glib2 2.76.3, systemd 253.5, Python 3.10. 12, Util-Linux 2.39.1, ZFS 2.1.12, GnuPG 2.4.2, libssh2 1.11.0 e outros.

Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.

Baixe e experimente o KaOS 2023.06

Ao contrário da maioria das outras distribuições Linux, o KaOS não fornece várias imagens de instalação com GNOME, Xfce, LXQt ou qualquer outro desktop. Além disso, os pacotes para outros desktops nem estão incluídos nos repositórios do KaOS.

Além disso, como o KaOS Linux é uma distribuição contínua, acompanhar as atualizações é suficiente para obter os pacotes mais recentes.

Os usuários existentes não precisam baixar a nova imagem ISO, mas apenas para garantir que suas instalações estejam atualizadas, executando o comando sudo pacman -Syu de vez em quando.

A imagem ISO do KaOS 2023.06 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.

Verifique se a imagem ISO está corrompida

Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida

Como gravar uma imagem ISO no Linux

Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:

Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.