KDE Plasma 5.25.5 lançado com melhor suporte a multi monitores

E foi lançado o KDE Plasma 5.25.5 com melhor suporte a multi monitores. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.

O KDE Plasma Desktop é um incrível ambiente que oferece uma área de trabalho de aparência bonita que tira total vantagem da tecnologia de computação moderna.

A equipe por trás projeto diz que se você está procurando um ambiente de trabalho familiar, Plasma Desktop oferece todas as ferramentas necessárias para uma experiência de computação de desktop moderna para que você possa ser produtivo desde o início.

Aliás, através do uso de efeitos visuais e gráficos escaláveis, a experiência de desktop não é apenas suave, mas também agradável aos olhos.

Agora, o Projeto KDE anunciou o Plasma 5.25.5 como o quinto (e último) lançamento pontual da série de ambientes de desktop KDE Plasma 5.25.

Novidades o KDE Plasma 5.25.5

KDE Plasma 5.25.5 lançado com melhor suporte a multi monitores
KDE Plasma 5.25.5 lançado com melhor suporte a multi monitores

Chegando um mês após o KDE Plasma 5.25.4, a versão pontual do KDE Plasma 5.25.5 está aqui para resolver bugs e regressões mais significativos, como a grande regressão no suporte a vários monitores para a sessão Plasma Wayland que pode fazer com que as telas não sejam exibidas a saída.

Também na sessão Plasma Wayland, o KDE Plasma 5.25.5 corrige uma falha do KWin que ocorreu ao arrastar um anexo do cliente de e-mail Mozilla Thunderbird e melhora o suporte para alguns aplicativos como o editor de imagens GIMP para não deixar de aparecer no Gerenciador de Tarefas quando está aberto.

Esta versão traz várias correções para o inicializador de aplicativos Kickoff, pois ele reativa a rolagem por toque, melhora a funcionalidade de pesquisa e soluciona um problema em que os itens são reselecionados repetidamente ao passar o cursor sobre ele e, em seguida, usar o teclado para selecionar outro item.

O KDE Plasma 5.25.5 também corrige um bug de prioridade muito alta do Plasma que afeta os widgets do Monitor do Sistema, o que os fez redefinir várias configurações para seus valores padrão após reiniciar o sistema.

Além disso, a página de configurações rápidas nas configurações do sistema foi aprimorada para não mostrar mais itens duplicados na seção “usados ​​com frequência”, uma falha proeminente no gerenciador de tarefas foi corrigida e o gerenciador de pacotes do Plasma Discover foi atualizado para não mais congelar no lançamento quando não há conexão de rede ativa e ter uma aparência melhor no modo móvel.

Por último, mas não menos importante, o KDE Plasma 5.25.5 adiciona suporte para outros lançadores de aplicativos além do Kickoff para pesquisar arquivos, melhora o estilo Breeze para respeitar os tamanhos de “Ícones Pequenos” definidos nas Configurações do Sistema e corrige um problema em que a aplicação de um tema de cursor que herda não o impede mais de fazer login em sua conta de usuário.

Por fim, há um total de 33 mudanças incluídas nesta atualização.

Para saber mais sobre essa versão do KDE Plasma, acesse a nota de lançamento.

Como instalar ou atualizar

O Plasma 5.25.5 já é oficial, mas, como sempre, isso não significa que possamos instalá-lo facilmente em nossa distribuição Linux.

O primeiro sistema a tê-lo disponível será o KDE neon, onde provavelmente chegará nas próximas horas.

Posteriormente, eles adicionarão outras distribuições, entre as quais os Rolling Releases surgirão mais cedo, embora isso não signifique que o farão em breve; pode demorar alguns dias ou mesmo algumas semanas.

Então, o ambiente de desktop KDE Plasma logo chegará nos repositórios de software estáveis ​​de sua distribuição Linux favorita, especialmente lançamentos como KDE neon, Arch Linux, openSUSE Tumbleweed e Solus.

E se você usa o Ubuntu…
Veja como instalar o KDE Plasma 5.x no Ubuntu e derivados
Como instalar o KDE Plasma 5.25 no Kubuntu 21.10

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

1 comentário em “Como converter imagens para vídeo no Linux”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.