KDE Plasma 5.26.4 lançado com melhorias no Plasma Wayland

E foi lançado o KDE Plasma 5.26.4 com melhorias no Plasma Wayland, e mais. Confira as novidades dessa atualização e veja como instalar.

O KDE Plasma Desktop é um incrível ambiente que oferece uma área de trabalho de aparência bonita que tira total vantagem da tecnologia de computação moderna.

A equipe por trás projeto diz que se você está procurando um ambiente de trabalho familiar, Plasma Desktop oferece todas as ferramentas necessárias para uma experiência de computação de desktop moderna para que você possa ser produtivo desde o início.

Aliás, através do uso de efeitos visuais e gráficos escaláveis, a experiência de desktop não é apenas suave, mas também agradável aos olhos.

Agora, o Projeto KDE lançou hoje o KDE Plasma 5.26.4 como a quarta atualização da mais nova série estável deste ambiente de desktop aclamado, moderno e amplamente utilizado para distribuições GNU/Linux, dispositivos móveis e TVs inteligentes.

Novidades o KDE Plasma 5.26.4

KDE Plasma 5.26.4 lançado com melhorias no Plasma Wayland
KDE Plasma 5.26.4 lançado com melhorias no Plasma Wayland

O KDE Plasma 5.26.4 chega três semanas após a atualização do KDE Plasma 5.26.3 e melhora ainda mais a sessão do Plasma Wayland corrigindo duas falhas, uma que ocorria ao tocar em uma tela sensível ao toque após desconectar uma tela externa e outra ao mover o cursor sobre um Plasma painel.

Há mais de 60 alterações incluídas no lançamento do KDE Plasma 5.26.4.

A sessão do Plasma X11 também foi aprimorada para quem não usa ou não pode usar o Wayland. Esta versão soluciona um problema que fazia com que áreas vazias aparecessem ao redor dos painéis de plasma ao desativar a composição.

O KDE Plasma 5.26.4 também melhora as notificações do Plasma para que não tenham mais cantos superiores inapropriadamente nítidos, melhora o suporte para configurações de vários monitores, garantindo que os monitores dispostos verticalmente não fiquem mais ligeiramente sobrepostos em um pixel e melhora o desbloqueio de tela com impressão digital, que agora funciona imediatamente sem ter que clicar também no botão “Desbloquear”.

Além disso, esta nova versão pontual do KDE Plasma 5.26 torna as barras de progresso na folha de progresso da tarefa do Plasma Discover muito mais visíveis, corrige um problema intermitente do ícone do reprodutor de mídia ao mudar de faixa e o widget Plasma Media Player é visível e atualiza o Menu inicial do aplicativo para que não mostre mais ícones muito grandes para aplicativos na barra lateral de categorias ao usar o tamanho de item de lista padrão.

Também corrigido nesta versão está o som de inicialização, a capacidade de salvar o último papel de parede no modo de apresentação de slides, endereço MAC para conexões com fio no Plasma NetworkManager (plasma-nm), o desempenho de rolagem do Grid View no Plasma Mobile, screencasting, direito de encaixe à direita no KScreen, detecção da bandeja do sistema do miniaplicativo meteorológico, bem como categoria de arquivo app .desktop no Aura Browser.

Para saber mais sobre essa versão do KDE Plasma, acesse a nota de lançamento.

Como instalar ou atualizar

O Plasma 5.26.4 já é oficial, mas, como sempre, isso não significa que possamos instalá-lo facilmente em nossa distribuição Linux.

O primeiro sistema a tê-lo disponível será o KDE neon, onde provavelmente chegará nas próximas horas.

Posteriormente, eles adicionarão outras distribuições, entre as quais os Rolling Releases surgirão mais cedo, embora isso não signifique que o farão em breve; pode demorar alguns dias ou mesmo algumas semanas.

Então, o ambiente de desktop KDE Plasma logo chegará nos repositórios de software estáveis ​​de sua distribuição Linux favorita, especialmente lançamentos como KDE neon, Arch Linux, openSUSE Tumbleweed e Solus.

E se você usa o Ubuntu…
Veja como instalar o KDE Plasma 5.x no Ubuntu e derivados

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

1 comentário em “Como converter imagens para vídeo no Linux”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.