KDE Plasma 5.26.5 lançado com mais correções Plasma Wayland

E foi lançado o KDE Plasma 5.26.5 com mais correções Plasma Wayland, e mais. Confira as novidades dessa atualização e veja como instalar.

O KDE Plasma Desktop é um incrível ambiente que oferece uma área de trabalho de aparência bonita que tira total vantagem da tecnologia de computação moderna.

A equipe por trás projeto diz que se você está procurando um ambiente de trabalho familiar, Plasma Desktop oferece todas as ferramentas necessárias para uma experiência de computação de desktop moderna para que você possa ser produtivo desde o início.

Aliás, através do uso de efeitos visuais e gráficos escaláveis, a experiência de desktop não é apenas suave, mas também agradável aos olhos.

Agora, o Projeto KDE lançou hoje o KDE Plasma 5.26.5 como a quarta atualização da mais nova série estável deste ambiente de desktop aclamado, moderno e amplamente utilizado para distribuições GNU/Linux, dispositivos móveis e TVs inteligentes.

Novidades o KDE Plasma 5.26.5

KDE Plasma 5.26.5 lançado com mais correções Plasma Wayland
KDE Plasma 5.26.5 lançado com mais correções Plasma Wayland

Sim. O Projeto KDE lançou hoje o KDE Plasma 5.26.5 como a quinta e última atualização de manutenção para a mais recente série de ambientes de desktop KDE Plasma 5.26, abordando mais bugs e aprimorando os recursos existentes.

O KDE Plasma 5.26.5 está aqui cinco semanas após a atualização do KDE Plasma 5.26.4 para corrigir mais erros de sessão do Plasma Wayland, incluindo uma falha do KWin ao conectar um laptop a uma docking station, um problema que impedia o funcionamento de monitores externos ao usar vários ARM dispositivos alimentados por GTK, bem como a capacidade de selecionar texto em aplicativos GTK ao desabilitar a colagem com o botão do meio.

Com esta atualização, o KDE Plasma não exibe mais notificações críticas nos efeitos Visão geral, Janelas atuais e Grade da área de trabalho. Além disso, melhora a rolagem na folha de lista de idiomas na página Região e idioma em Configurações do sistema.

Também foi aprimorado o efeito Blend Changes, que agora ignora as janelas de tela inteira em primeiro plano.

Isso resulta em uma experiência de reprodução de vídeo em tela cheia mais suave quando, por exemplo, o papel de parede muda ao usar a configuração “Cor de destaque do papel de parede” e um papel de parede de apresentação de slides.

No Plasma Workspace, os Painéis receberam margens flutuantes para evitar transbordamento de conteúdo ao flutuar. Além disso, o applet Plasma NetworkManager (plasma-nm) agora se conecta a redes pessoais WPA3.

Para a IU do Plasma Mobile, esta atualização melhora o Action Drawer para usar uma lógica de painel widescreen mais simples e com melhor desempenho sem recorte, usar animações Expo para movimento do painel e corrigir texto preto mesmo quando a opacidade estiver definida como 0.

Por fim, há um total de 55 alterações incluídas no lançamento do KDE Plasma 5.26.5.

O KDE Plasma 5.27 será o próximo grande lançamento da série Plasma 5, previsto para o Dia dos Namorados (14 de fevereiro). Até lá, a versão beta estará disponível para testes públicos ainda este mês, no dia 19 de janeiro.

Para saber mais sobre essa versão do KDE Plasma, acesse a nota de lançamento.

Como instalar ou atualizar

O Plasma 5.26.5 já é oficial, mas, como sempre, isso não significa que possamos instalá-lo facilmente em nossa distribuição Linux.

O primeiro sistema a tê-lo disponível será o KDE neon, onde provavelmente chegará nas próximas horas.

Posteriormente, eles adicionarão outras distribuições, entre as quais os Rolling Releases surgirão mais cedo, embora isso não signifique que o farão em breve; pode demorar alguns dias ou mesmo algumas semanas.

Então, o ambiente de desktop KDE Plasma logo chegará nos repositórios de software estáveis ​​de sua distribuição Linux favorita, especialmente lançamentos como KDE neon, Arch Linux, openSUSE Tumbleweed e Solus.

E se você usa o Ubuntu…
Veja como instalar o KDE Plasma 5.x no Ubuntu e derivados

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

1 comentário em “Como converter imagens para vídeo no Linux”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.