KDE Plasma 5.26 beta lançado com o Plasma Bigscreen, e mais

E foi lançado o KDE Plasma 5.26 Beta com o Plasma Bigscreen, e mais. Confira as novidades dessa prévia do ambiente.

O KDE Plasma Desktop é um incrível ambiente que oferece uma área de trabalho de aparência bonita que tira total vantagem da tecnologia de computação moderna.

A equipe por trás projeto diz que se você está procurando um ambiente de trabalho familiar, Plasma Desktop oferece todas as ferramentas necessárias para uma experiência de computação de desktop moderna para que você possa ser produtivo desde o início.

Aliás, através do uso de efeitos visuais e gráficos escaláveis, a experiência de desktop não é apenas suave, mas também agradável aos olhos.

Agora, o Projeto KDE lançou a versão beta do próximo ambiente de desktop KDE Plasma 5.26 para nos dar um gostinho dos novos recursos e aprimoramentos esperados na versão final no próximo mês.

Novidades o KDE Plasma 5.26 Beta

KDE Plasma 5.26 beta lançado com o Plasma Bigscreen, e mais
KDE Plasma 5.26 beta lançado com o Plasma Bigscreen, e mais

Como esta é uma grande atualização, você pode imaginar que o KDE Plasma 5.26 está repleto de muitos recursos novos, começando com botões de mouse religáveis ​​para mouses com vários botões para permitir que você atribua botões a pressionamentos de tecla ou atalhos de teclado, suporte a leitor de tela cheia para todos os widgets do Plasma, bem como um novo modo Compacto para o menu de aplicativos Kickoff que permite ver mais itens.

No entanto, a maior novidade é o Plasma Bigscreen, uma interface de usuário para sua TV com o Aura Browser para navegar na Internet usando apenas o controle remoto de sua TV, bem como o Plank Player como o reprodutor multimídia padrão para reproduzir arquivos locais.

KDE Plasma 5.26 beta lançado com o Plasma Bigscreen, e mais
KDE Plasma 5.26 beta lançado com o Plasma Bigscreen, e mais

O KDE Plasma 5.26 traz várias mudanças no Plasma Wayland, incluindo a capacidade de forçar o teclado virtual Maliit a aparecer no modo Touch, a capacidade de ajustar os mapas de área de entrada de uma mesa digitalizadora às coordenadas da tela e a capacidade de desativar o clique do meio colar.

Também para a sessão Plasma Wayland, há uma correção para um grande problema para usuários de telas HiDPI, implementando dois métodos de dimensionamento de aplicativos para ter uma boa aparência, ou seja, por meio do compositor para dimensionamento uniforme com desfoque ou pelos próprios aplicativos usando X11 pré-existente Recursos HiDPI.

O gerenciador gráfico de pacotes do Plasma Discover também recebeu alguns recursos novos. Isso inclui suporte para exibir classificações de conteúdo de aplicativos, uma nova opção para permitir que você altere o nome usado para enviar uma avaliação de aplicativo, um novo botão Compartilhar na página de detalhes de um aplicativo, a capacidade de verificar se há espaço livre antes de atualizar o sistema, bem como como suporte para alterar a frequência das notificações de atualização.

Segundo os desenvolvedores:

“E dentro dessas frequências, agora é menos agressivo em notificá-lo; você não terá mais a experiência de atualizar, reiniciar e receber imediatamente uma notificação sobre outra atualização! Por fim, essa interface de frequência também controla a frequência das atualizações automáticas, se você as tiver ativado.”

Entre outras mudanças dignas de nota, o KDE Plasma 5.26 adiciona a capacidade de configurar o menu de aplicativos Kickoff para exibir texto e remover seu ícone ao usar um painel horizontal, uma nova opção na página Night Color para alterar a cor diurna, suporte para configurar o que acontece quando você ativa uma janela em outra área de trabalho, a capacidade de definir o tamanho de papel padrão ao imprimir e o suporte para alterar a forma como o sistema formata endereços, nomes e números de telefone.

Você também poderá classificar tarefas minimizadas no Task Switcher para serem listadas após todas as tarefas não minimizadas, consultar sensores para temperatura/frequência mínima, máxima e média de suas CPUs nos widgets System Monitor e Plasma com o mesmo nome, bem como adicionar um atalho de teclado para ativar o efeito Apresentar janelas ao mostrar apenas as janelas do aplicativo atual no espaço de trabalho atual.

O KDE Plasma 5.26 também traz suporte inicial para papéis de parede claros e escuros, bem como imagens animadas como papéis de parede, suporte para os protocolos “Array”, “F5” e “Fortinet” no plug-in OpenConnect VPN do Plasma Network Manager, suporte para Global Temas para alterar a ordem e os arranjos dos botões da barra de título e suporte para uma gama mais ampla de hardware e firmware na página “Sobre este sistema” das configurações do sistema.

Por último, mas não menos importante, as páginas “Formatos” e “Idiomas” foram mescladas nas Configurações do Sistema, o widget Relógio Digital agora permite personalizar o tamanho da fonte, estilo e tipo de letra, e agora é possível definir um calendário alternativo que será exibido dentro do calendário principal.

A versão final do KDE Plasma 5.26 está prevista para 11 de outubro de 2022.

Para saber mais sobre essa versão do KDE Plasma, acesse a nota de lançamento.

Como instalar ou atualizar

Os primeiros usuários interessados ​​em testar a versão beta do ambiente de desktop KDE Plasma 5.26 podem baixar várias distribuições GNU/Linux ao vivo que enviam a versão de desenvolvimento do KDE Plasma, como KDE neon Unstable Edition, Garuda Linux KDE-Git Edition ou openSUSE Krypton.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

1 comentário em “Como converter imagens para vídeo no Linux”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.